terça-feira, 18 de maio de 2010

INSS bloqueia empréstimos irregulares a pedido do MPPB

NOTÍCIAS: 18/05/2010 - Cerca de 40 empréstimos consignados feitos de forma irregular em nome de idosos, desde o janeiro deste ano, já foram bloqueados junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição (Litoral Norte da Paraíba), graças à atuação da rede de proteção ao idoso que vem sendo estruturada pelo Ministério Público da Paraíba.

Segundo o promotor de Justiça da Comarca de Rio Tinto, José Raldeck, os casos foram trazidos à promotoria através dos Conselhos dos Idosos que foram criados por lei depois da Primeira Audiência Pública sobre o Idoso, promovida no início do ano pelo MPPB no Vale do Mamanguape.

Para o promotor, as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) também têm desempenhado papel importante no fortalecimento dessa rede de proteção. “Os familiares que antes exploravam o idoso, agora, sabem que há uma rede de proteção, o que inibe esse tipo de comportamento. Os casos de empréstimos irregulares feitos em nome dos idosos que foram bloqueados vieram à tona graças à parceria com os Conselhos do Idosos.

Isso mostra a importância do órgão. Estima-se que 70% dos idosos sustentam suas famílias e muitos são constrangidos e explorados. As pessoas devem entrar em contado com o Conselho do Idoso ou com o Ministério Público, quando constatarem que um idoso está sofrendo maus-tratos e constrangimento. Só assim, conseguiremos combater esse problema”, orientou.