quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vital Filho fará palestra em Encontro dos Tribunais de Contas sobre PEC que cria Conselho Nacional dos Tribunais


NOTÍCIAS: 19/05/2010 - O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) participa nesta quinta-feira (19) do I Encontro Técnico dos Tribunais de Contas do Norte e Nordeste, que será realizado a partir desta quinta-feira (20) em João Pessoa. Autor da Proposta de Emenda à Constituição - PEC que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, Vital Filho fará palestra com o deputado mineiro Júlio Delgado (PSB-MG), que foi relator da PEC na Câmara.

De acordo com a Proposta de Emenda à Constituição 28/07, o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas terá como função exercer o controle sobre a atuação das cortes de contas existentes no país: os Tribunais de Contas da União, dos estados e dos municípios. O papel é similar ao exercido pelos conselhos nacionais de Justiça e do Ministério Público (CNJ e CNMP).

O convite a Vital Filho para a palestra foi feito semana passada, em Brasília, pelo presidente do Tribunal de Contas da Paraíba - TCE-PB, Conselheiro Nominando Diniz, durante audiência com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), da qual também participou o deputado federal Wilson Santiago (PMDB-PB).

O encontro dos TCs visa discutir o fortalecimento do controle dos gastos públicos. Além dos deputados Vital Filho e Júlio Delgado, estarão presentes o Ministro das Cidades Márcio Fortes, o vice-presidente do STF Carlos Ayres Britto e o secretário da Receita Otacílio Cartaxo.

O ministro das Cidades estará quinta-feira (20), às 9h50, no Hotel Tambaú, onde o I Encontro Técnico dos Tribunais de Contas do Norte e Nordeste vai ser aberto pelo presidente do TC da Paraíba Nominando Diniz. Às 13h30, o Conselho Nacional dos TCs será debatido pelo relator da PEC Júlio Delgado e por seu autor, Vital Filho.

Na sexta-feira, às 9 horas, a professora de Direito Administrativo da USP Maria Sylvia Zanella Di Pietro discutirá o tema “A Nova Organização Administrativa Brasileira e o Papel do Controle Público”. O secretário da Receita Federal Otacílio Cartaxo falará, duas horas depois, sobre “A importância da interligação entre os sistemas dos TCs e a Receita Federal para fins de controle”.

“Soluções de Tecnologia de Informática para os regimes próprios de Previdência Social” é o tema que a coordenadora geral do Departamento dos Regimes Próprios do Serviço Público, do Ministério da Previdência, Nancy Ramos, levará à discussão, na sexta-feira, às 14 horas.

Incumbido da última palestra, o ministro Carlos Ayres Britto discutirá “O papel do novo Tribunal de Contas”, às 16h30. A elaboração da “Carta de João Pessoa”, documento com propostas centrais, será, depois disso, o último ato do encontro.

ASCOM