quarta-feira, 26 de maio de 2010

Duda Mendonça revela conceitos da campanha da oposição na Paraíba e compara Ricardo Coutinho a Lula

POLÍTICA: 26/05/2010  - Entre vitórias e denúncias, o publicitário Duda Mendonça é uma marca. Considerado um “mago” no marketing político, o homem que assinou a campanha vitoriosa de Lula em 2002 aceitou, aos 65 anos, fazer a campanha de outro “mago”, o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB).
 
Em entrevista exclusiva ao signatário deste blog, Duda Mendonça revelou nesta quarta conceitos da campanha de Ricardo Coutinho e chegou a compará-lo ao presidente Lula: “Ricardo Coutinho é um autêntico “novo”. Assim como foi o “Lula” em 2002”.
 
E disse ainda que acompanhará toda a campanha do ex-prefeito, da elaboração à execução, vindo à Paraíba a cada 15 dias. 
 
Guardando alguns segredos para campanha, Duda disse que aceitou a missão de trabalhar por Ricardo Coutinho porque apostou no perfil do ex-prefeito pessoense.
 
“Quando encontro um perfil de um candidato que pode ser uma novidade positiva, pode contribuir para ajudar a população de um Estado, de um Município, do país, fico muito animado, bastante estimulado. Ricardo Coutinho, com seu perfil progressista, com o trabalho realizado em João Pessoa, com a proposta de fazer também um trabalho melhor ainda em todo o Estado, me trouxe para a sua equipe de campanha”, declarou.
 
De forma objetiva e sucinta, declarou que não vai precisar “modificar” o jeito de Ricardo Coutinho, considerado de pouco trato com a classe política.
 
“Nós temos é de liberar o que as pessoas têm de melhor e mostrar isto pra população. É abrir o coração e falar numa linguagem simples e direta para as pessoas, sem rodeios, sem falsas promessas, sem baixarias. Foi isto que ajudei a fazer com o Lula. Ele é ele e sempre foi ele, como ainda agora é. Eu apenas ajudei-o a se mostrar para as pessoas. As pessoas acreditaram nele, votaram nele e agora estão satisfeitos com o voto que deram”, revelou.
 
Duda Mendonça anunciou ainda que o tom da campanha de Ricardo será levar a experiência de João Pessoa como a esperança para toda a Paraíba. E declarou que já está trabalhando no slogan, no jingle e nas peças publicitárias da campanha.
 
“Ricardo Coutinho saiu do Governo com uma aprovação de 82 por cento. Quase igual ao Lula. Só este dado – uma aprovação enorme desta – já é um bom ponto de partida para a resposta a sua pergunta. Ricardo Cotinho tem experiência, tem vontade, tem conhecimento; e sabe governar”, disse Duda.
 
 
Abaixo, a entrevista descrita na íntegra para os leitores do Blog:
 
1 – Sabe-se que você recusou vários convites para campanhas eleitorais este ano, levando em consideração o perfil das candidaturas. O que o fez aceitar a proposta de disputa do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB)?
 
R – Gosto de trabalhar. Gosto de desafios. E gosto de bons desafios. Quando encontro um perfil de um candidato que pode ser uma novidade positiva, pode contribuir para ajudar a população de um Estado, de um Município, do país, fico muito animado, bastante estimulado. Ricardo Coutinho, com seu perfil progressista, com o trabalho realizado em João Pessoa, com a proposta de fazer também um trabalho melhor ainda em todo o Estado, me trouxe para a sua equipe de campanha. Candidatos com o perfil de Ricardo Coutinho me convencem facilmente.
 
2 – Você terá condições de ter participação efetiva na campanha de Ricardo Coutinho ou apenas poderá acompanhar de longe a produção local?
 
R – Terei tempo sim. Na verdade o meu trabalho será de consultor. Criarei a campanha, já estamos criando as peças, o jingle, o slogan, e depois estaremos muito em João Pessoa, discutindo, fazendo pesquisas, sempre em contato com a minha equipe, indo no mínimo a cada 15 dias.
 
3 – O que faz de Ricardo Coutinho potencial candidato ao Governo do Estado? Qual o principal conceito a ser destacado em sua campanha?
 
R – Eficiência administrativa, gestão participativa e popular. Uma nova forma, nordestina, Paraibana, do novo, na gestão pública. Ricardo Coutinho pode colocar a Paraíba entre os Estados mais modernos do país em termos de gestão pública, contribuindo para o bem estar da população paraibana na educação, na saúde, na transparência administrativa.
 
4 – Como manter a tese do “novo” se ele esta aliado com Cássio Cunha Lima e Efraim Morais, políticos da velha geração política paraibana?
 
R - Ricardo Coutinho é um autêntico “novo”. Assim como foi o “Lula” em 2002. Lula, no entanto, pra levar a frente o seu projeto de Governo, que ninguém pode negar, tem sido até agora um sucesso, teve de fazer composições políticas. A realidade do sistema político brasileiro pede isto. Ricardo Coutinho para governar depois das eleições precisará de alianças. Precisará de apoio político aqui e em Brasília. Isto facilitará o sucesso de suas políticas.
 
5 – A questão do vice é um debate político, mas passará também pela questão conceitual de agregar valores: qual é o melhor perfil para o vice de Ricardo?
 
R – O debate político cabe ao Ricardo. É ele quem deve comandar este processo de definição do perfil de um vice-governador.
 
6 – Você foi responsável por tornar Lula em “Lulinha Paz e Amor”, numa modificação que foi do discurso à barba. Ricardo Coutinho que é tido pela classe política como uma figura menos afável, precisa de alguma modificação?
 
R – Olha, não concordo com esta definição, “figura menos afável”, para o Ricardo Coutinho. Ao contrário, acho ele muito afável, sim. Falando de maneira geral – veja bem não estamos falando do Ricardo – não devemos modificar as pessoas ou as pessoas não devem ser “modificadas”, como você disse. E tampouco, o Lula foi “modificado”, só pra deixar tudo claro. Se você tenta modificar uma pessoa ela se tornar artificial e as pessoas percebem. Não é por aí. Nós temos é de liberar o que as pessoas têm de melhor e mostrar isto pra população. É abrir o coração e falar numa linguagem simples e direta para as pessoas, sem rodeios, sem falsas promessas, sem baixarias. Foi isto que ajudei a fazer com o Lula. Ele é ele e sempre foi ele, como ainda agora é. Eu apenas ajudei ele a se mostrar para as pessoas. As pessoas acreditaram nele, votaram nele e agora estão satisfeitos com o voto que deram.
 
7 – Como FAZER COM QUE A IDÉIA DA “EXPERIÊNCIA DE João Pessoa” SEJA “COMPRADA” pelo resto do Estado?
 
R – Ricardo Coutinho saiu do Governo com uma aprovação de 82 por cento. Quase igual ao Lula. Só este dado – uma aprovação enorme desta – já é um bom ponto de partida para a resposta a sua pergunta. Ricardo Cotinho tem experiência, tem vontade, tem conhecimento; e sabe governar.
 
 
Luís Tôrres