segunda-feira, 24 de maio de 2010

Coordenador de Comunicação da PMCG diz que Igreja Católica acerta em incentivar uso de novas mídias na evangelização


NOTÍCIAS: 24/05/2010 - O Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Magno, participou de uma programação especial na manhã deste domingo (23), desenvolvida pela Diocese da cidade em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações. Ele destacou o papel da igreja Católica na evangelização dos fiéis, a partir do uso das mídias, com enfoque especial para as novas ferramentas, advindas com a internet.

Segundo Carlos Magno, a Diocese de Campina Grande está no caminho certo, ao incentivar os padres a adotar as novas ferramentas. “Em Campina Grande os padres usam e-mail, orkut, twitter, facebook e outras ferramentas modernas de comunicação. Isto é importante, pois aproxima ainda mais a Igreja dos fiéis e ajuda a divulgar os preceitos religiosos junto ao povo em geral”.

Carlos Magno participou, no início da manhã, do lançamento do 1.º Mutirão da Comunicação, que será realizado pela Diocese de Campina Grande de 4 a 6 de junho, na Escola Virgem de Lourdes (Lourdinas) com o objetivo de discutir a evangelização através dos meios de comunicação e incentivar a criação de ferramentas evangelizadoras através das novas mídias. O evento foi apresentado pelo jornalista Rodrigo Apolinário, membro da Pastoral da Comunicação – Pascom da Diocese e contou com a participação da Coordenadora da Pascom da Catedral, Aurea Ramos Araújo.

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, participou do evento e destacou a necessidade da inserção da Igreja neste novo contexto e falou da importância da participação dos comunicadores de Campina Grande no lançamento, recebendo a mensagem do papa Bento XVI para o 44.º Dia Mundial das Comunicações. “Assumimos o compromisso de estar atentos para que as primeiras pessoas a receber esta mensagem fossem os comunicadores. É interessante que toda a mídia tenha acesso a este documento”, disse Dom Jaime.

Após o lançamento, Dom Jaime celebrou a Missa em homenagem ao Dia de Pentecostes e ao Dia Mundial das Comunicações, na Catedral Diocesana de Campina Grande. A celebração teve a participação de Carlos Magno e dos jornalistas Anchieta Araújo e Mônica Victor, que fizeram as leituras da Liturgia.

Durante a Missa, Dom Jaime pediu que os meios de comunicação se dedicassem “a uma educação para a cidadania, para o meio ambiente e para a dignidade da pessoa”. Ele afirmou que esta função “pode se tornar ainda mais eficaz se for executada de um ponto de vista ético e cristão”.