sábado, 22 de maio de 2010

Durante homenagem a Vital do Rego, Vital Filho diz que maior realização da vida do pai foi ver Veneziano prefeito de CG

NOTÍCIAS: 22/05/2010 - O deputado federal e pré-candidato a Senador Vital do Rego Filho (PMDB) afirmou na noite desta sexta-feira (21), durante sessão especial da Câmera Municipal de Campina Grande, em homenagem ao advogado e tribuno Antônio Vital do Rego, que a maior realização da vida do pai foi ver Veneziano Vital do Rego prefeito de Campina Grande. Segundo Vital Filho, a revelação foi feita por Dr. Vital, poucos dias antes de falecer, no dia 2 de fevereiro deste ano.

“Nos dias que antecederam a sua passagem para a vida eterna, ele me disse: ‘A maior realização da minha vida, ele me confessou isso, foi o resgate da vitória do cabeludo em Campina Grande’. Isso deixou ele nas nuvens, porque foi transferido para Vené todo o projeto, que começou em 1947. Esta era, sem dúvida alguma, a sua maior realização, projetada num filho que, por força do destino, chamava-se Veneziano também. Ele dizia: ‘todos nós tentamos e Deus só quis Vené para dirigir a todos nós’”, disse Vital Filho.
A sessão de homenagem a Vital do Rego foi proposta pelo vereador Rodolfo Rodrigues (PR), que falou antes de Vital Filho, destacando as qualidades do homenageado. O juiz Ricardo Vital, sobrinho do tribuno, também foi à tribuna falar sobre a vida de Dr. Vital. Visivelmente emocionado, ele fez relatos sobre exemplos de vida do homenageado e destacou a sua atuação como advogado, tribuno, político e professor.

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, também usou a tribuna. Ele fez um discurso carregado de emoção e, em várias oportunidades, foi às lágrimas, lembrando do pai. “Pode procurar, que ninguém há de dizer qualquer vírgula do homem público Vital do Rego”, disse Veneziano.

Veneziano falou sobre campanhas eleitorais das quais Vital do Rego participou, contou histórias e destacou o “caráter único” do político e advogado Vital do Rego. “Em 55 anos de vida advocatícia, não há uma peça que, sequer, pareça com a outra. Ele não se permitia trocar apenas o cabeçalho de uma peça”. O prefeito relatou, ainda, que Vital do Rego pedia a todos para que não perdessem de vista a sua condição de tribuno, “mais que advogado, mais que político, mais que professor”.
A sessão lotou as galerias da Câmara. Além de Ricardo Vital, Vital Filho e Veneziano, a sessão teve a participação da filha de Dr. Vital, médica Rachel Vital; D. Nildinha Gondim, viúva do tribuno; Bernadete Vital do Rego, irmã de Dr. Vital; netos e demais familiares do tribuno.

Várias autoridades estiveram presentes, a exemplo dos ex-deputados federais Manoel Gaudêncio, Álvaro Neto, Walter Brito Neto e Ivandro Cunha Lima; dos deputados estaduais Guilherme Almeida e Ivaldo Moraes; do ex-deputado estadual Robson Dutra; do Secretário de Estado Fernando Milanez; vereadores, médicos, advogados, secretários da Prefeitura de Campina Grande, dentre outras autoridades.

ASCOM