quinta-feira, 27 de maio de 2010

Maranhão prestigia mostra nacional de caprinos e ovinos, em Taperoá

NOTÍCIAS: 27/05/2010 - Evento, que vai exibir cerca de 700 animais, será aberto nesta quinta-feira e termina no sábado (29).

O Governo do Estado promove e apóia eventos agropecuários em toda a Paraíba. Nesta quinta-feira (27), às 16h, o governador José Maranhão participa da abertura da VI Exposição Nacional das Raças Nativas de Caprinos e Ovinos e da XIX Exposição Estadual de Caprinos e Ovinos de Taperoá.

O governador será recepcionado pelo prefeito Deoclécio Moura, o vice-prefeito Suetônio Vilar Campos e demais lideranças do Cariri. Os dois eventos estarão abertos até o sábado (29), cerca de 700 animais. Situada no Cariri Ocidental Taperoá fica a 250 quilômetros de João Pessoa e tem hoje 15 mil habitantes.

O prefeito Deoclécio Moura afirma que as exposições são tradicionais e foram retomadas no ano passado com o apoio do Governo do Estado e outros parceiros. De 2003 a 2008 as duas feiras de caprinos e ovinos não foram realizadas. “É um evento de grande importância para os criadores e produtores”, avalia o prefeito. Do evento constam o julgamento de animais, projetos de melhoramento genético das raças com implantação de núcleos e distribuição de animais, torneio leiteiro, distribuição de mudas, feira agroecológica, festa da agricultura familiar do Cariri, dentre outras atividades.

Na ocasião também haverá a entrega de certificados do Pró-Jovem Trabalhador dos municípios de Taperoá, Livramento e Juazeirinho.  O prefeito ressalta que a base do desenvolvimento da economia do Cariri é a caprinovinocultura. A Paraíba hoje é o maior produtor de leite de cabra do Brasil e Taperoá tem o maior rebanho em qualidade genética. A região já trabalha em projetos que visam o abate de caprinos e ovinos para exportação de carne para o exterior.

Deoclécio Moura destacou que criadores e produtores de todo o Cariri paraibano participarão do evento que tem o patrocínio do Governo do Estado (Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Emater, Emepa e Empasa), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sebrae, Ministério do Turismo e da Prefeitura de Taperoá. A programação cultural das exposições terá shows com Santana, o cantador, Ermelinda e Banda, Os Três do Nordeste, dentre outras atrações. 

ASCOM