domingo, 30 de maio de 2010

Ibope: Vital Filho comemora novo crescimento e diz que posição vai melhorar ainda mais com definição da chapa

POLÍTICA: 30/05/2010 - O deputado federal e pré-candidato a Senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) comemorou neste sábado (29) os números da pesquisa IBOPE para o Senado, divulgados pelo Sistema Paraíba de Comunicação. Ele lembrou que, mais uma vez, a pesquisa trouxe um crescimento das intenções de voto em relação ao seu nome.

“A cada pesquisa divulgada estamos crescendo. Aliás, desde a primeira pesquisa que trouxe o meu nome, temos conseguido subir pontos a cada amostra divulgada. Começamos com 4% na primeira e, hoje, já alcançamos a marca de 14% no IBOPE, ou seja, crescemos quase quatro vezes em relação à primeira pesquisa”, disse Vital Filho.

Ele também lembrou que, no grupo liderado pelo governador José Maranhão (PMDB), há uma pulverização de pré-candidaturas ao Senado, diferente do que ocorre no grupo adversário, que já tem seus dois únicos pré-candidatos. “Os votos que são direcionados aos pré-candidatos do grupo do governador estão pulverizados. A partir do momento da definição das nossas candidaturas, haverá uma migração natural dos votos, o que vai nos trazer mais crescimento ainda”, disse.

Vital também afirmou que seu nome está na mídia como opção de pré-candidatura ao Senado há menos de dois meses, enquanto que seus adversários se apresentam como tal há anos. “Nosso recall começou no dia em que Veneziano decidiu permanecer na Prefeitura de Campina Grande e apresentou nosso nome como sendo o nome do PMDB de Campina para compor uma eventual chapa”.

Segundo Vital, com os adversários ocorre o contrário. “Um de nossos adversários tem um recall de oito anos, a partir do momento em que assumiu o Senado; e o outro passou sete anos como governador e o povo já tem como natural um governador, ao término do mandato, se candidatar ao Senado. Além do mais, ele próprio passou a dizer que é candidato a Senador desde o dia em que foi cassado pela justiça”.

Vital Filho também considerou grande o número de eleitores indecisos (27%). Segundo ele, isto ocorre em virtude da indefinição da chapa encabeçada pelo governador José Maranhão. “Quando houver a definição, não só teremos a migração natural das intenções de voto que, hoje, são dadas a vários candidatos, mas os indecisos também saberão quem são os postulantes e isso tende a nos beneficiar também”.

Na avaliação de Vital Filho, os eleitores estão indecisos, sobretudo, pela indefinição da chapa encabeçada por José Maranhão. “Se do lado de lá os eleitores já tem as suas duas opções, do lado de cá ainda não. É claro que a definição da nossa chapa nos favorecerá, pois, a partir de então, os eleitores saberão quem são nossos candidatos ao Senado”.

Vital disse que tem pesquisas de consumo interno com números bem melhores que os do IBOPE, levando em consideração vários cenários com apenas dois candidatos de cada lado. “Nós temos avaliações em que colocamos nosso nome ao lado de diferentes companheiros e os números, em todas elas, nos deixaram extremamente felizes”.

Ele disse que as avaliações mostram não apenas a tendência contínua de crescimento, mas um cenário considerado excelente em todas as simulações, em qualquer região do Estado. “A nossa candidatura apresenta uma espiral positiva, sob todos os aspectos pesquisados. Ela é bem avaliada em todas as regiões do Estado, graças ao trabalho que temos desenvolvido como deputado federal, e graças à percepção que os paraibanos têm, atualmente, de nossa atuação política”.


ASCOM