domingo, 30 de maio de 2010

Em Bayeux; Ricardo pede fortalecimento do transporte público

NOTÍCIAS: 30/05/2010 - O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu o fortalecimento do transporte público coletivo como forma de melhorar o trânsito nas cidades paraibanas. Além de estruturar os veículos - com a renovação e ampliação da frota de ônibus - ele afirmou que o poder público precisa garantir melhorias nas vias públicas e investir na integração dos sistemas, que deve incluir também a integração de ônibus e trens urbanos.

Ricardo coutinho concedeu palestra sobre Transporte Público, ao lado do pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), na Câmara de Vereadores de Bayeux. O plenário na Casa ficou lotado e foi preciso transmitir a sessão em um telão, instalado na parte externa, para que mais pessoas pudessem assistir à palestra.

Ricardo Coutinho implantou o sistema de integração em João Pessoa, com a bilhetagem eletrônica, pioneira no Estado, e também foi o responsável pela integração dos ônibus urbanos da região metropolitana.

Binário

Para melhorar o trânsito na região, que é a que mais sofre com problemas de trânsito no Estado, Ricardo defendeu a construção do binário na Avenida Liberdade, em Bayeux. “O binário não é um problema de Bayeux, mas sim, de toda a região metropolitana de João Pessoa. Ele é essencial e terá que ser feito, porque a ausência dele está causando um estrangulamento de grandes proporções não apenas na cidade, mas sim, em toda a região”, declarou

Ricardo citou ainda os grandes congestionamentos na BR-230, devido ao estrangulamento do trânsito em Bayeux. “Não podemos pensar mais em ações isoladas para as cidades situadas na região metropolitana. É preciso pensar em soluções integradas”, comentou.

Impactos
Para Ricardo, o trânsito contribui com a geração de três impactos na vida das pessoas: na saúde, na violência urbana e no meio ambiente. “Trânsito no Brasil é questão de saúde pública. Passamos horas em engarrafamentos, reduzimos o tempo com a família e isso afeta diretamente a saúde das pessoas”, comentou.

O segundo impacto citado por Ricardo acontece com a crescente violência urbana causada pelas mortes oriundas de acidentes de trânsito. O terceito impacto acontece na área ambiental, por conta do número cada vez maior de gás carbônico emitido na atmosfera.

Ações

O pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima, lembrou as ações que executou na cidade de Bayeux quando esteve à frente do Governo do Estado. Ele ressaltou que no período em que governou a Paraíba o Estado ampliou a cobertura de saneamento básico no município, através do programa Boa Nova. “Estado que não tem capacidade de tratar as questões de saneamento básico não tem capacidade de tratar problemas mais sérios”, comentou. 
 
PSB/PB