sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ibope: José Maranhão tem 48% e Ricardo Coutinho está com 36%

POLÍTICA: 28/05/2010 - Se as eleições estaduais fossem realizadas hoje, o governador José Maranhão (PMDB) venceria o primeiro turno do pleito com 48% dos votos, contra 36% que teria o seu principal adversário, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB). É isto o que diz a pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação, que foi divulgada nesta sexta-feira (28) pelo JPB 2ª Edição, das TVs Cabo Branco e Paraíba.

Os outros candidatos juntos aparecem com números irrisórios, mas os índices de brancos e nulos e de indecisos são altos. Lourdes Sarmento (PCO) aparece com 1% das intenções de voto, enquanto que Nelson Júnior (PSOL) e Érico Feitosa (PHS) não saíram de 0%. Brancos e nulos somam 9% e os indecisos são 6% dos eleitores.

Esta é a primeira pesquisa divulgada pelo Ibope desde que o senador Cícero Lucena (PSDB) desistiu de ser candidato ao Governo da Paraíba. No último levantamento, realizado em outubro do ano passado, Ricardo parecia com 38%, contra 37% de Maranhão. Cícero tinha 14%.

As comparações dos números, portanto, mostram que basicamente o eleitorado do senador tucano migrou quase que completamente para o peemedebista, que cresceu 11% desde a última pesquisa. Ricardo Coutinho, por outro lado, caiu dois pontos percentuais entre outubro e maio.

A vitória de José Maranhão, por sinal, acontece em cinco das seis regiões do Estado. Inclusive em João Pessoa, a capital onde Ricardo, na condição de ex-prefeito, era tido como imbatível. Contando apenas os votos dos pessoenses, a pesquisa aponta que Maranhão tem 44% das intenções de voto, contra 35% de Ricardo Coutinho.

Maranhão vence ainda na Zona da Mata (53% contra 35%), no Agreste (53% contra 38%), na Borborema (58% contra 27%) e no Sertão (48% contra 35%). Perde apenas em Campina Grande, onde Ricardo Coutinho aparece com 39% dos votos e Maranhão surge com 32%.

De certa forma, os números de Campina Grande mostram o poder político do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que nas últimas eleições sempre venceu com larga vantagem na cidade e que agora em 2010 está pedindo voto para o candidato de João Pessoa.

A pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação foi realizada entre 24 e 26 de maio deste ano e entrevistou 1008 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e tem grau de confiança de 5%.A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo de número 14.752/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número 12.490/2010.

Ricardo Coutinho tem a menor rejeição entre os candidatos ao governo

Dentre todos os candidatos que se apresentam para disputar as eleições estaduais deste ano, o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho é o que apresenta o menor índice de rejeição. Os números são da pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (28) pela TV Cabo Branco, que traçou um panorama completo do pleito marcado para outubro.

Ao serem questionados sobre em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, Ricardo recebeu 24% dos votos. A maior rejeição, por outro lado, ficou com Érico Feitosa (PHS), que aparece com 30%.
O governador José Maranhão, com 29% dos eleitores dizendo que não votam nele de jeito nenhum, tem a segunda maior rejeição e aparece ao lado de Nelson Júnior (PSOL), também com 29%. Lourdes Sarmento (PCO) tem refeição de 27%.

A pesquisa mostra ainda que 13% dos entrevistados não souberam responder à pergunta e que 9% se sentem a vontade para votar em qualquer uma das opções.

Os dados sobre rejeição mostram um dado curioso se comparado com a primeira pesquisa Ibope apresentada em outubro do ano passado. Quando Ricardo ainda não tinha anunciado apoio ao ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e ao senador Efraim Morais (12%), a rejeição dele era de apenas 15%. Após as adesões, esta aumentou 12 pontos percentuais.

Num eventual segundo turno, Maranhão venceria com 49% dos votos

Num eventual segundo tempo para o Governo da Paraíba nas eleições estaduais de outubro, o governador José Maranhão (PMDB) venceria a disputa contra o ex-prefeito pessoense Ricardo Coutinho com uma margem de dez pontos percentuais. A conclusão é da pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (28) pela TV Cabo Branco, que mostra Maranhão com 49% das intenções de voto e Ricardo com apenas 39%.

A pesquisa aponta ainda que 6% do eleitorado paraibano votaria em branco ou anularia o seu voto e que 5% ainda está em dúvida sobre em quem votar. A pesquisa indica, portanto, que se estes números forem mantidos até a eleição os indecisos não teriam poder de modificar o resultado do pleito.

Se comparado com a pesquisa realizada em outubro do ano passado, a mudança no panorama político é ainda mais impressionante. Na consulta realizada em 2009 Ricardo Coutinho aparecia como vencedor de um eventual segundo turno. Na época ele tinha 47% das intenções, contra 41% de Maranhão.

Enquanto Maranhão subiu 8% num intervalo de sete meses entre as duas pesquisas, Ricardo Coutinho seguiu um caminho exatamente inverso e caiu 8%.

E tal como aconteceria no primeiro turno do pleito, a pesquisa mostra que Maranhão venceria em João Pessoa e em mais quatro outras regiões do Estado. Ricardo Coutinho venceria apenas em Campina Grande. 

Phelipe Caldas / Paraíba1