sábado, 22 de maio de 2010

PSB confirma apoio a candidatura de Dilma Rousseff


POLÍTICA: 22/05/2010 - O Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (21), o apoio da legenda à candidatura da ex-ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. Com isso, fica ratificada a decisão da Comissão Executiva Nacional (CEN), de 27 de abril, de não ter candidato próprio na corrida pela sucessão presidencial de 2010.

“Dilma é uma pessoa que tem história de vida muito próxima dos ideários do PSB”, declarou o presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Para o presidente, é fundamental que haja a participação do PSB na definição do conteúdo do programa de governo, a participação socialista na campanha eleitoral e o estabelecimento de critérios claros no que se refere ao tratamento aos candidatos nos diversos estados, para que não haja discriminação de qualquer natureza. “Naqueles estados onde houver dois candidatos da base de apoio da candidata, é importante que ambos tenham o mesmo tratamento. O apoio deve ser igual. Afinal, Dilma não será candidata só do PT, mas de um conjunto de partidos”, enfatizou.

Resolução

A pauta da reunião do Diretório Nacional incluiu, ainda, a aprovação da Resolução nº 001 de 2010, que estabelece as diretrizes para as eleições de 2010 e fixa a política de alianças. O documento recebeu emendas e sua versão final será divulgada já no início da próxima semana.

Com base no documento aprovado, o PSB apóia nacionalmente a candidata Dilma Rousseff. Porém, nos estados, as alianças com outros partidos deverão ser homologadas pela Executiva Nacional. 

Programa de Governo de Ricardo Coutinho conta com participação de 100 pessoas e é coordenado por militante histórico do PT

Aproximadamente 100 pessoas já estão trabalhando na elaboração do Programa do Governo da pré-candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado. A sistematização das ações estão divididas em 12 grupos de trabalho, que estão sob a coordenação do Engenheiro Civil Walter Aguiar (PT). 

“Os grupos se reunem semanalmente e discutem as ações e as propostas que deverão ser inseridas no Programa de Governo da futura chapa oposicionista. Fazem parte desses espaços, representantes de movimentos sociais, de associações comunitárias e de agricultura familiar, professores universitários, representantes de entidades de classe e pessoas que têm vontade de contribuir com um novo projeto para a Paraíba”, explicou Walter.

O coordenador ressaltou que os grupos contam com a participação de pessoas de todas as regiões do Estado, que contribuem, inclusive, mesmo sem estar presente fisicamente em todos os encontros. “A internet tem sido fundamental nesse processo porque nos permite dialogar com pessoas que estão em regiões mais distantes da Capital e que por isso, nem sempre podem estar presentes às reuniões”, comentou. 

Fóruns – Para otimizar o trabalho e debater com a sociedade as propostas, a coordenação vai promover uma série de fóruns nas macrorregiões do Estado. O primeiro deles vai acontecer no município de Patos, no dia 28 deste mês, e terá como tema a Segurança Pública e a Defesa Social. 

O segundo fórum vai acontecer Campina Grande e terá a Educação como tema. O terceiro será em João Pessoa e vai discutir Democracia e Participação Popular. “Ainda estamos definindo os locais e os temas dos próximos fóruns. O que queremos é dialogar com a sociedade e construir um Programa de Governo que agregue as expectativas e as reais necessidades da população do nosso Estado”, afirmou. 

Perfil – Walter Aguiar foi convidado pessoalmente por Ricardo Coutinho para coordenar o Programa de Governo da futura candidatura socialista. Ele é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Em 1989 foi o coordenador geral da campanha de Lula à Presidência da República na cidade de São Paulo; em 1990, foi membro da coordenação estadual (responsável pela agenda) da candidatura a governador de Plínio de Arruda Sampaio (PT-SP); em 1994, foi coordenador Geral no Vale do Paraíba (SP) da campanha de Lula. 

Na Paraíba, ele foi vice presidente do PT estadual (1998-2000) e presidente do PT de João Pessoa entre 2000 e 2002. 

Na administração pública, Walter Aguiar exerceu o cargo de Secretário Adjunto de Abastecimento da cidade de São Paulo (Governo Luíza Erundina -1989-2002); de assessor Especial do prefeito de Santos (2003); foi secretário de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de São José dos Campos (governo do PT); chefe de gabinete da Prefeitura de Campina Grande (jan 2003/julho 2003).

O engenheiro também foi diretor do Programa Fome Zero da Secretaria Especial da Presidência da República de Combate contra a Fome (2003); assessor Especial da Presidência da República (2004); consultor Especial da Precedência da Caixa –DF ( 2004/2006) e assessor da governadora Wilma de Farias (RN), na coordenação da relação do governo estadual com o governo federal em Brasília (2009-2010). 
PSB