sábado, 22 de maio de 2010

Acidente aéreo na Índia deixa 158 mortos

NOTÍCIAS: 22/05/2010 - MANGALORE, Índia (Reuters) - Um avião da Air India Express incendiou-se no sul da Índia neste sábado, matando 158 pessoas, depois de sair da pista durante o pouso. Oito pessoas a bordo sobreviveram.

O Boeing 737-800 vinha de Dubai com 166 pessoas e parece ter derrapado para fora da pista do aeroporto de Mangalore, segundo o diretor da Air India Anup Srivastava. Chovia nesta manhã de sábado no local.

Pelo menos 146 corpos já foram retirados do avião, segundo uma autoridade da aviação civil indiana. Os bombeiros trabalham nos escombros, numa mata nos arredores do aeroporto, onde o avião parou.

"Não tínhamos nenhuma esperança de sobreviver, mas sobrevivemos," afirmou a uma TV local um passageiro que trabalha em Dubai. "O avião se partiu em dois, e nós pulamos. O tempo entre o avião pousar e isso acontecer foi de segundos."

Uma TV local mostrou um bombeiro carregando dos destroços o que parecia os restos de uma criança. Corpos estavam estirados no terreno.

Todos os passageiros eram indianos, segundo a Air India. Muitos eram migrantes que trabalhavam em Dubai. O piloto era sérvio e, segundo relatos, muito experiente.

A Air India Express é o braço da Air India que oferece vôos a preços mais baratos. A Air India é administrada pelo Estado.

A caixa-preta do avião teria sido recuperada, segundo a agência de notícias oficial dos Emirados Árabes. No entanto, a Air dizia que a busca pelo equipamento ainda continuava.

Uma TV local disse que o avião atingiu a torre de um radar quando pousava, no início da manhã na Índia.

"Na comunicação entre o piloto e o aeroporto não houve nenhuma indicação de que poderia haver algum problema," declarou V.P. Agarwal, diretor da autoridade aeroportuária da Índia, à TV.

Esse foi o primeiro grande acidente aéreo na Índia em uma década. O país tem experimentado um boom na aviação privada, em meio a uma grande demanda da classe média.

O avião envolvido no acidente deste sábado tinha dois anos de uso.


(Reportagem adicional pela equipe de Nova Déli, Surojit Gupta e Aniruddha Basu, em Mumbai, Habib Beary, em Bangalore, Tim Hepher, em Paris e Erika Solomon e Cynthia Johnston, em Dubai)