quarta-feira, 19 de maio de 2010

2º Fórum de combate ao uso e tráfico de drogas foi realizado com grande número de autoridades na Câmara Municipal de Cajazeiras


CIDADES: 19/05/2010 - Sessão Especial realizada no final da tarde de ontem, na Câmara municipal de Cajazeiras, abordou como tema principal o uso e tráfico de drogas na cidade. Assunto bastante conhecido de toda sociedade brasileira, mas que vem cada vez mais destruindo famílias e lares de todas as classes sociais.

O primeiro debate foi realizado também Câmara Municipal no último dia 10 de fevereiro do ano em curso, onde inúmeras autoridades se fizeram presentes. Ontem, terça-feira (18), não foi diferente e compareceram:

- José Aldemir Meireles (deputado estadual),
- Dr. Alexandre (juiz),
- Dr. Judson Kildary (juiz),
- Leonid Sousa Abreu (prefeito de Cajazeiras),
- Vilson Dutra (tenente coronel – 6º BPM),
- Janilson Rolim (padre e representante da Diocese),
- Francivaldo Nascimento (9ª Regional de Ensino do Estado),
- Jaqueline de Sá Braga Abreu (1ª Dama e diretora do HRC),
- Genelusa Dias (Secretária de Educação do Município),
- Donelson Xavier (capitão do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras),
- Olivan Pereira (Lions Club),
- Moisés Barroso (Conselho Tutelar).

José Aldemir deu inicio como primeiro orador e abordou a importância da criação de uma Delegacia Federal em combate ao narcotráfico, pois a cidade de Cajazeiras fica nas proximidades da fronteira com três estado conhecidos como principais fornecedores de drogas do Nordeste.

O deputado ainda, nas suas afirmações informou que há 23 cursos superiores e seis mil alunos trafegando diariamente pela cidade, possivelmente numa insinuação que os mesmos, correm riscos como vítimas do tráfico. Outro ponto crucial fora citado, a ineficiência das polícias: civil e militar por falta de mecanismos e equipamentos adequados para os agentes.

Fizeram pronunciamento o Coronel Vilson Dutra, Dr. Judson, Dr. Alexandre e demais autoridades inscritas naquela oportunidade, mas foi taxativo e realista ao extremo, o Excelentíssimo Senhor Juiz Dr. Edivan Rodrigues, que de maneira direta e objetiva revelou que somos todos coniventes com certos crimes e, citou como exemplo o jogo do bicho, loterias realizadas no Estado, bingos e consórcios abertamente divulgados como empresas que empregam pais e mães de família como contravenção penal, “é crime, somos omissos e pactuamos com isso diariamente, todos os dias”. Dr. Edivan desabafou e disse que a Polícia Civil é amadora por não desenvolver seu serviço de forma objetiva, já em relação ao término das obras do Presídio Regional de Cajazeiras o magistrado ressaltou, “uma hora falta concluir as guaritas, outra hora falta luz, outra hora, água e os dias vão passando”, finalizou.

A vereadora Lea Silva, temente a Deus e muito católica informou que durante suas idas à Igreja São João Bosco, presencia com muita freqüência garotos e garotas usando drogas nas imediações da Casa do Senhor, fazendo ponto para prostituição, para manter o infeliz vicio das drogas. A vereadora prosseguiu e informou, “quem domina o tráfico de drogas em Cajazeiras são pessoas ricas, são pessoas de alto poder aquisitivo se a polícia for atrás pega”, uma possível indireta para ás autoridades na inércia do mesmíssimo.

Da redação