sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dos 80 prefeitos que receberam ônibus, 79 são aliados ou já declararam apoio ao governador Maranhão


POLÍTICA: 28/05/2010 - O governador José Maranhão (PMDB) garantiu que a seleção dos municípios contemplados pelos ônibus escolares do programa ‘Caminho da Escola’, do Governo Federal não teve como base critérios políticos. Levantamento realizado pelo PolíticaPB revelou que 71,25% dos municípios (57 no total) que receberam os ônibus são governados por prefeitos do PMDB ou de legendas da base de sustentação do gestor estadual. Nos 24 municípios restantes todos os prefeitos, com exceção do de Barra de Santa Rosa, declaram apoio ao governador.

Ao todo foram entregues pelo Governo do Estado 80 ônibus escolares. Desse total, 42 (52,5%) foram para prefeituras comandadas pelo PMDB e 15 (18,75%) de legendas que apóiam o projeto político de José Maranhão.

Que não são da base aliada do governador e receberam ônibus estão os seguintes municípios: Aguiar, Barra de Santa Rosa, Boa Ventura, Brejo do Cruz, Cachoeira dos Índios, Congo, Curral de Cima, Desterro, Duas Estradas, Mato Grosso, Mogeiro, Natuba, Nova Olinda, Pilões, Remígio, Riachão do Poço, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, Sobrado, Soledade, Taperoá, Triunfo e Uiraúna.

O peemedebista garantiu que todos os municípios paraibanos receberão ônibus escolares adquiridos pelo Governo do Estado.  O investimento somou R$ 24.422.000,00, recursos exclusivos do Tesouro Estadual. Numa segunda etapa serão entregues mais 70 unidades, somando 150.

As compras são feitas via programa ‘Caminho da Escola’, do Governo Federal. Os veículos ficaram estacionados em frente ao Corpo de Bombeiros, em João Pessoa, por vários dias e a demora na entrega motivou várias críticas de oposicionistas.

De acordo com o portal do Ministério da Educação, o programa ‘Caminho da Escola’ foi criado em 2007 pelo Governo Federal, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
Fonte: PoíticaPB