quinta-feira, 20 de maio de 2010

Descaso; Administração de Cajazeiras permanece inerte e lixão põe em risco saúde de moradores, meio ambiente e animais


CIDADES: 20/05/2010 - [fotos: Cavalcante Júnior] - Uma das maiores cidades do Estado da Paraíba, Cajazeiras, distante 471 quilômetros de capital, João Pessoa, sofre com o descaso do seu Aterro Sanitário e descaso do mesmo. Um problema sócio ambiental do município, que não é respeitando as normas técnicas que versão sobre a construção de Aterros Sanitários.

Vemos claramente que a estrutura deste empreendimento é muito arcaica e desprovida de toda sorte administrativa, ou seja se ele contempla reservatórios de coleta e tratamento do chorume e a captação do gás para geração de energia ou se o mesmo será queimado, nada disso tem sido feito pelo poder público.

Pelo que dá para entender este é um aterro sanitário sob domínio do poder público. É bom que a população de Cajazeiras fique bem atenta às formas de manutenção e tratamento do lixo e seus resíduos.

Estivemos mais uma vez no “lixão de Cajazeiras” na manhã de hoje, quinta (20), para constatar denúncias do vereador Severino Dantas (PT), que os resíduos produzidos nos hospitais da cidade estão sendo jogados às margens da estrada que dá acesso ao referido depósito e indústria da miséria local.

Resíduos altamente contamináveis tanto ao meio ambiente como seres humanos e animais, são indevidamente jogados sem qualquer cuidado ás margens da estrada do Sítio Marias Pretas que dá acesso ao lixão na zona rural dessa cidade, presenciamos seringas usadas, máscaras e utensílios hospitalares ainda com sangue humano, despejados ao solo sem tratamento algum.

As imagens abaixo mostrarão bem mais que palavras: 

Da redação