segunda-feira, 31 de maio de 2010

TSE aponta: De cada 100 eleitores de Pombal, 72 não têm sequer o ensino fundamental e apenas 2 têm nível superior


Também afirmam que esses corruptos são postos em ação por causa da falta de cultura dos nossos eleitores, provocado, aí, pelo baixo nível de escolaridade da maioria dos brasileiros.

Se a teoria científica se aplicar à realidade, poderíamos chegar a conclusão de que uma grande parte do eleitorado do município de Pombal figura nessa triste constatação.

Levantamento feito junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que de cada 100 votantes, pouco mais de 2 concluiu o ensino superior e que mais de 72 não terminaram sequer o ensino fundamental (antigo 1º grau).

Conforme os dados, em Pombal há hoje 23.878 eleitores aptos a votar no dia 5 de outubro próximo, sendo que as mulheres são maioria em quase todos os níveis de instrução, exceto na faixa dos analfabetos, liderada pelo sexo masculino.
São, segundo a última atualização do TSE, 12.923 mulheres (54,12%), contra 10.954 homens e 1 que não declarou sexo.

O maior universo do eleitorado pombalense está entre os que sabem apenas ler e escrever: 34,19%, ou 8.163 pessoas.

Em segundo lugar estão aqueles que não estudaram até a 8º série (hoje 9ª). São 6.697 eleitores, o que representa 28,05% dos votantes de Pombal.

Os que têm terceiro grau concluído são apenas 2,16%, ou 516 eleitores, onde 343 são mulheres.

Veja abaixo os dados completos do eleitorado pombalense e o grau de instrução:

Grau de InstruçãoMasculinoFeminino Total%

NAO INFORMADO
4260,03%

ANALFABETO
1.4141.1442.55810,71%

LÊ E ESCREVE
4.0344.1288.16334,19%

PRIMEIRO GRAU 

INCOMPLETO
3.0763.6216.69728,05%

PRIMEIRO GRAU 

COMPLETO
3505448943,74%

SEGUNDO GRAU 

INCOMPLETO
1.3071.9313.23813,56%

SEGUNDO GRAU 

COMPLETO
4801.0371.5176,35%

SUPERIOR 

INCOMPLETO
1161732891,21%

SUPERIOR 

COMPLETO
1733435162,16%

TOTAL:

10.954

12.923

23.878





















































































Princesa Isabel sedia V Encontro das Oposições e encerra ciclo de eventos do mês de maio


POLÍTICA: 31/05/2010 - O município de Princesa Isabel é a quinta cidade paraibana a sediar um Encontro das Oposições. 
Nesta quinta versão, o evento contou com uma peculiaridade: o pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, e os pré-candidatos ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e o senador Efraim Morais (DEM), caminharam por algumas ruas da cidade convidando a população a participar do evento multipartidário. 

Muitas pessoas seguiram o grupo e foram até o clube da AABB, no final da tarde deste sábado (29), para discutir propostas para transformar a Paraíba em um lugar melhor de viver. 

De acordo com a organização do evento, estima-se que cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes a AABB, entre eles prefeitos, vereadores e lideranças sindicais de toda a microrregião da Serra de Teixeira e do Sertão paraibano.

Ricardo Coutinho disse que os Encontros das Oposições têm cumprido o seu papel de dialogar com a população do Estado e mostrar que existem alternativas administrativas para serem implantadas na Paraíba. 

“Um Estado não pertence a quem governa. Um Estado pertece a quem é governado. É o povo quem tem de decidir os rumos que a Paraíba tem que tomar e não adianta tentar enganar a população com propaganda, com a cooptação de partidos ou amordaçando a imprensa. O povo sabe a verdade”, comentou Ricardo. 

O V Encontro das Oposições conta com a organização dos partidos: PSB, PSDB, PTN, DEM, PPS, PP, PPC, PRP e PV, além da colaboração de lideranças do PTB, PDT, PT e PR.


PSB/PB

Prefeitura de Sousa se compromete a lançar concurso com 600 vagas

CONCURSOS: 31/05/2010 - O prefeito de Sousa Fábio Tyrone (PTB) confirmou durante reunião na Câmara dos Vereadores para se discutir a criação da previdência própria que pretende lançar edital até o final do ano para a realização de um concurso público com 600 vagas na administração municipal.
 
Tyrone disse que o secretário de Administração Osnildo Silveira já está finalizando um minucioso estudo sobre a situação do quadro funcional do município, para em seguida formatar o edital estabelecendo todas as regras para a aplicação do concurso.

O edital que deverá ser lançado no segundo semestre irá abrir 600 vagas nos mais diversos setores como saúde, educação, infraestrutura, planejamento, procuradoria, setor de tributos e guarda municipal.

Recentemente, o Ministério Público Estadual baixou recomendação a todas as prefeituras do Estado para que procedam a realização de concurso público, para a devida substituição de prestadores de serviço por pessoas aprovadas mediante o processo legal de aplicação de provas.

Segundo informações, a prefeitura de Sousa tem mais de 700 prestadores de serviço, que também terão que se submeterem ao concurso para conseguirem a permanência nos cargos.

Após a conclusão do levantamento por parte da Secretaria de Administração, a prefeitura começará o processo de contratação de uma empresa para elaborar e aplicar o concurso público.


George Wagner/ASCOM

Comissão aprova parecer de Vital Filho que prevê prorrogação de vencimento de contas em caso de greve

NOTÍCIAS: 31/05/2010 - A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou a prorrogação da data de vencimento de boletos de cobrança em período de greve bancária. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB) ao Projeto de Lei 6369/09 e ao apensado, PL 6461/09.

Pela proposta, o vencimento das contas será prorrogado por até três dias úteis a partir do fim da greve. O PL 6369/09, do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ), previa o pagamento até o quinto dia útil e o PL 6461/09, de Raul Henry (PMDB-PE), até o primeiro dia útil após o fim da paralisação. “Apenas um dia seria pouco e poderia causar tumulto; e cinco dias seria muito para os que esperam receber o pagamento”, disse Vital Filho.

O parlamentar destacou a importância da proposta, que busca resolver um problema sério para o consumidor. “É claramente injusto o consumidor ser obrigado ao pagamento de juros e multa por um atraso pelo qual ele não foi responsável”, argumentou. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Vital Filho disse que os dois projetos são “relevantes para o consumidor brasileiro, pois buscam resolver um sério problema: a impossibilidade de pagar obrigações em período de greve dos bancários”. Para ele, “o problema é maior para os mais desfavorecidos e com menor possibilidade de acesso a outros meios de pagamento”.

Na Comissão de Defesa do Consumidor, Vital defendeu fortemente que “uma obrigação cujo pagamento foi programado para ser feito pela rede bancária e que não pode ser adimplida por conta de uma greve desse setor tem que ter seu vencimento prorrogado”. ASCOM

G1 faz levantamento e diz que governo da Paraíba esconde dados

NOTÍCIAS: 31/05/2010 - Quase todos os governos estaduais cumpriram o primeiro dia da chamada "Lei da Transparência", que determina a divulgação das receitas e despesas dos estados nos sites. No entanto, em muitos casos, as informações até a noite desta sexta-feira, 28, eram de difícil acesso.

O G1 consultou os sites dos 26 estados e do Distrito Federal. Dois não tinham as informações disponíveis: Paraíba e Rondônia. Dos demais, só 14 tinham link na capa principal que direcionasse o internauta para os dados.. Em alguns, foi preciso entrar no site da Secretaria da Fazenda no estado para encontrar as informações. Em outros, a reportagem não conseguiu encontrar o caminho sem orientação da assessoria de imprensa.

As novas regras de transparência para União, estados e municípios com mais de 100 mil habitantes entraram em vigor nesta sexta-feira, 28. A regulamentação da lei, que determina que as informações financeiras estejam disponíveis em até um dia útil depois das operações, foi publicada na véspera, na quinta, 27.

O decreto presidencial define que o lançamento dos dados ocorra até um dia útil depois das operações. Ou seja, após a efetivação de uma compra, por exemplo, a administração tem um dia útil para tornar a operação pública.

Alguns governos, como Alagoas, Goiás e Espírito Santo, reconheceram que ainda estudam a forma como farão a atualização do site com a periodicidade exigida na lei e por enquanto só têm as informações mensais.

Sem os dados

A assessoria de imprensa do governo da Paraíba informou que ainda não há previsão da criação de um portal para disponibilizar os dados.
O governo de Rondônia disse que o portal está em fase de estudos e deve ser implantado em até 90 dias.

Transparência escondida

Alguns governos disseram que as informações financeiras ainda não estão tão claras pelo fato de a lei ser nova.

O governo de Alagoas, por exemplo, já tem um portal da transparência. Não foi possível encontrá-lo, contudo, na capa do site. Orientada pela assessoria de imprensa, a reportagem acessou a página da Secretaria de Comunicação, onde encontrou um link para o portal no fim da página. O governo alagoano também não vai disponibilizar nos primeiros dias das novas regras as informações um dia após as operações. A previsão é de que a alimentação diária comece até meados de junho.

O site da Bahia estava em manutenção e também não tinha link para o portal de transparência na capa. Foi preciso acessá-lo pela Secretaria da Fazenda.

Em alguns casos, no entanto, como nos sites do governo do Distrito Federal, de Tocantins e de Sergipe, a reportagem até a noite de sexta não havia encontrado facilmente os links para os portais dentro dos sites. Foi orientada pela assessoria a localizar diretamente as informações.

O mesmo ocorreu no site de Goiás. O gerente de transparência e ética da Secretaria da Fazenda do estado, Orismar Parreira Costa, afirmou que em breve todos os sites do governo terão link para o portal da transparência.

Agora, uma equipe trabalha, segundo Costa, em uma tecnologia que possibilite a divulgação das informações sobre as receitas em tempo real. "Ainda não deu tempo de equacionar, em 10 dias teremos as informações. Sobre as despesas, a ideia é que tenhamos um refinamento por mês ou dia."

População é fiscal

Pelo texto da nova lei, qualquer “cidadão, partido político, associação ou sindicato” poderá denunciar o descumprimento da obrigatoriedade de divulgar os dados ao respectivo Tribunal de Contas ou Ministério Público.

“As denúncias vão acontecer se a sociedade se envolver na lei. Daí os Ministérios Públicos vão ter que tomar providências. É preciso que a lei vingue para quebrar a cultura do sigilo das contas nos municípios”, afirma Gil Castello Branco, secretário-geral da ONG Contas Abertas.

G1

Bandidos que roubaram agência do BB de Cajazeiras foram presos em flagrante em Mossoró/RN


POLICIAL: 31/05/2010 – [foto: Ismael Sousa] - Quatro dos sete ladrões que levaram cerca de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) da agência do Banco do Brasil da Rua Coronel Juvêncio Carneiro de Cajazeiras/PB, na noite de sexta-feira (28/04/2010), foram presos após invadir o Banco do Brasil da Avenida Alberto Maranhão na cidade potiguar de Mossoró/RN.

O trabalho da Polícia Militar junto com o Grupo Tático de Operações (GTO) daquele estado conseguiu prender os elementos, que segundo investigações, são do Estado da Paraíba.

Outras informações da “P2” do 6º BPM de Cajazeiras, o bando ficou hospedado no Hotel Papa-Léguas e saíram para cumprir o roubo por volta das 18hs30 daquele dia e, não mais retornaram ao referido hotel. A Polícia Militar de Cajazeiras (P2), tem os nomes dos elementos que se hospedaram e locais de nascimento dos mesmos e demais dados pessoas, pois a “P2” estava no encalço do bando.  

A invasão da agência do Banco do Brasil de Mossoró culminou com a prisão em flagrante de quatro bandidos na noite da última sexta-feira (28), na Avenida Aberto Maranhão no centro da cidade. O trabalho da Polícia Militar do vizinho estado, junto com o (GTO), conseguiu prender os elementos que segundo as investigações são aqui da Paraíba.

Os quatro elementos presos são: [em seqüência] Dorival Oliveira, Leonardo Barbosa, Alex Nascimento e Adriano Souza que se identificaram como paraibanos.

De acordo com a PM, por volta das 22hs40 de sexta (28/05), populares entraram em contato com o COPOM daquele estado, alertando sobre um grupo de bandidos que estava articulando uma ação de roubo de caixas eletrônicos com maçarico, furadeira e outros equipamentos usados para prática criminosa semelhantes aos da cidade paraibana.

O COPOM enviou cinco viaturas para o local e fizeram um cerco aos bandidos. Na ação um PM foi ferido no pé sem gravidade. O GTO encaminhou os quatro elementos para a 1ª Delegacia de Polícia Civil no Bairro - Alto de São Manoel, ficando os acusados á disposição da Justiça e possivelmente serão ouvidos pela Polícia Federal de Patos/PB.


Da redação com informações de Ismael Sousa e P2

Taperoá: Juiz condena vereador Betinho por crime de falsidade ideológica

JUSTIÇA: 31/05/2010 - O vereador de Taperoá, José Humberto Cardoso de Queiroz (PSDB), foi condenado em sentença proferida dia 27/05, pelo MM Juíz de Direito, Dr. Iano de Miranda dos Anjos. 
 
A ação foi promovida pelo Ministério Público Estadual que pediu a condenação de Betinho por Falsidade Ideológica. 
 
O vereador foi acusado de ter inserido em documento público declaração diversa da que deveria ser escrita. No pedido, o MP diz que o vereador recebeu documento de inscrição de chapa concorrente à Mesa diretora da Câmara Municipal após não mais existir prazo regimental.
 
Da redação com  Espelho Cariri

Rômulo participa do encerramento do novenário no Sítio Convento

NOTÍCIAS: 31/05/2010 - O deputado federal pelo PSDB da Paraíba, Rômulo Gouveia, participou na noite de sábado (29) do encerramento do novenário do mês de maio no Sítio Convento, zona rural do Riachão do Bacamarte. 

Ao lado do deputado estadual Manuel Ludgerio, do líder político José de Arimatea da Silva (Ari), vereadores e lideranças locais, Rômulo participou de toda a solenidade de coroamento de Nossa Senhora da Conceição.

“Um momento para revivermos as nossas tradições nordestinas e de rever amigos”, disse Rômulo Gouveia. ASCOM

Manoel Júnior cita Lei das Inelegibilidades e diz que ex-governador Cássio “é quem mais sabe que não pode ser candidato este ano”

POLÍTICA: 31/05/2010 - O deputado federal Manoel Júnior (PMDB) afirmou neste final de semana em Campina Grande que o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) “é quem mais sabe que não pode ser candidato nas eleições deste ano”.



Segundo o Blog apurou, o parlamentar disse que Cássio não está com a verdade, quando afirma que seu processo de cassação já chegou ao fim e que já cumpriu o que devia. “O processo está em grau de recurso no Supremo Tribunal Federal. A afirmativa de que ele já cumpriu com tudo o que devia não é verdadeira”, disse.

O Blog constatou ainda que Manoel Júnior recorreu à Lei n.º 64/90, a conhecida ‘Lei das Inelegibilidades', para afirmar, taxativamente, que Cássio não pode se candidatar ao Senado este ano.

“A Lei das Inelegibilidades diz, claramente, em seu artigo primeiro, que o período de inelegibilidade de quem é cassado começa no final do seu mandato exercito e, até onde eu saiba, Cássio exerceu o seu mandato até o dia 17 de fevereiro de 2009. Foi nesta data que ele deixou o governo, por força da justiça. Então, a partir desta data ele ficou inelegível”, disse o deputado.  


Por carlos Magno

domingo, 30 de maio de 2010

Governo Lula tem a aprovação de 90% dos eleitores paraibanos

POLÍTICA: 30/05/2010 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é quase uma unanimidade na Paraíba. Mesmo batendo recordes de aprovação em todo o Brasil, os números locais são ainda mais impressionantes: 53% dos paraibanos definem o Governo Lula como ótimo e 37% definem como bom.
Apenas 9% dos entrevistados classificaram a gestão petista como regular e meros 1% como péssimo. Nenhum dos entrevistados definiu o mandato lulista como ruim.

Os números indicam que 90% dos entrevistados aprovam amplamente o mandato, contra 1% que se mantém mais ou menos neutro e apenas 9% que são frontalmente contra a gestão petista no Governo Federal.


A pesquisa Ibope contratada pela Rede Paraíba de Comunicação foi realizada entre 24 e 26 de maio deste ano e entrevistou 1008 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais e tem grau de confiança de 5%.A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo de número 14.752/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo de número 12.490/2010.

Phefipe Caldas 

Elemento é preso em Monte Horebe portando arma de fogo


POLICIAL: 30/05/2010 – Foi preso e conduzido à DP da cidade de Monte Horebe/PB, João Cavalcante de Sá, acusado de estar portando uma arma de fogo.

Segundo informações da PM, o acusado bebia num comercio localizado à Rua Presidente João Pessoa nas proximidades do Posto Dois Irmãos, quando a viatura fez a abordagem com o mesmo, a polícia encontrou um revólver calibre 38, com cinco cartuchos intactos.

O acusado e a referida arma foram levados para delegacia, ficando a disposição da autoridade de Plantão.  


Da redação

Pintor é preso em Bonito de Santa Fé acusado de embriaguez e desordem na própria residência


POLICIAL: 30/05/2010 – O COPOM da Polícia Militar de Bonito de Santa Fé/PB, recebeu informações na manhã de hoje, domingo (30), da agricultora Tânia Regina de Melo Correia, 21 anos, casada, residente no Bairro Jardim das Neves, dando conta que o seu esposo, Israel Roseano Cruz, pintor, casado, 23 anos, residente no endereço acima mencionado bebia na companhia de amigos e praticava desordens em sua residência.

No momento em que a guarnição policial militar chegou ao local indicado, fora constatada a veracidade do fato, sendo o acusado conduzido á DP daquela cidade para serem tomadas as medidas cabíveis. Os amigos do acusado já haviam se evadido do local.


Da redação

Corpo de criança abusada sexualmente em Goiana/PE é enterrado

POLICIAL: 30/05/2010 - A tarde deste sábado (29) foi de muita comoção e tristeza, em Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco. Os moradores de Tejucupapo, distrito de Goiana, acompanharam emocionados o enterro do corpo de Gisele Vitória Rodrigues da Silva, de 6 anos, que sofreu abuso sexual e faleceu na madrugada da última sexta-feira (28).

O bisavô da menina foi pela manhã ao IML para buscar o corpo, mas não obteve autorização para levá-lo. Por lei, apenas pais e avós são autorizados a fazer isso, visto que são os nomes que constam na certidão de nascimento, documento obrigatório para conseguir receber o atestado de óbito. O corpo da menina só foi liberado do IML quando o seu avô foi buscá-lo no final da manhã.

PRISÃO

Dois suspeitos pelo crime foram presos na noite da última quinta (27), pelo delegado Salatiel Patrício: Luiz Carlos Rodrigues da Silva, o Lolota, tio da vítima, e Rosenildo fidélis da Silva, conhecido como Nino, ambos de 19 anos. Indiciados por estupro e homicídio, eles foram levados para a cadeia pública de Goiana.

“Ela foi socorrida ainda com vida para o posto médico local. Ela foi transferida para o hospital de Goiana e, quando foi reanimada, ela disse que quem cometeu o crime contra ela foi Lolota e Nino”, informou o delegado.

BUSCAS

A família, que mora em Tejucupapo, distrito da cidade, começou a sentir falta da menina por volta das 17h da quinta. Os vizinhos foram avisados e começaram a procurar a criança, que só foi encontrada perto das 22h, com o corpo coberto por folhas, pedras e terra em um buraco. Ela foi levada para o hospital de Goiana e, diante da gravidade do quadro, transferida para o Imip.

Vizinhos da família disseram que Gisele e o tio eram muito ligados. O rapaz participou, inclusive, das buscas. Pela manhã, moradores encontraram uma calcinha a poucos metros da área onde a menina foi achada e acreditam que pode ser dela.  Policiais militares estiveram no local, e sem o menor cuidado técnico, levaram o que pode ser uma prova do crime.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes são orientados nos cursos de formação de soldado, a não mexer na cena de um crime. O procedimento dos policiais em  Goiana será apurado.

Fonte: pe360graus

Com apenas dois anos de idade, menino fumante já pode estar viciado

Indonésio Aldi SugandaRizal fuma cerca de 40 cigarros por dia. Número alto é indício da dependência de nicotina, diz especialista.

MUNDO: 30/05/2010 - O menino indonésio de dois anos que fuma cerca de 40 cigarros por dia já é uma provável vítima do vício em cigarros, afirmam pneumologistas ouvidos pelo G1 nesta quinta-feira (27). Na última quarta, a agência de notícias Barcroft Media divulgou imagens do pequeno Aldi SugandaRizale que, de acordo com sua família, tem esse hábito desde os 18 meses e fica furioso quando fica sem fumar.

Segundo Oliver Nascimento, médico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ninguém começa a fumar tanto de uma só vez. O número de cigarros aumenta conforme o cérebro se torna dependente da nicotina.
Aldi SugandaRizal, de 2 anos, é visto fumando cigarro 
enquanto brica com parentes em 23 de maio, em Sekayu, distrito de 
Sumatra, na Indonésia. Segundo relatos da família, ele é viciado em 
cigarro e fuma 40 por dia. Ele começou a fumar aos 18 meses, quando 
Aldi SugandaRizal, de 2 anos, é visto fumando cigarro enquanto brica com parentes em 23 de maio, em Sekayu, distrito de Sumatra, na Indonésia. (Foto: Barcroft / Getty Images)

G1 

Criado Cineclube de Sousa


CINEMA_20100530_014121CULTURA: 30/05/2010 - Inaugurada no último dia 15 do mês em curso o Cineclube Walter Carvalho. No Cineclube será exibido filmes e debates sobre a importância do cinema como instrumento reflexivo e educacional.

Ele leva o nome de um dos maiores nomes do cinema brasileiro, o paraibano renomado diretor de fotografia Walter Carvalho, responsável pela fotografia de alguns dos melhores títulos do cinema nacional como Carandiru, Abril Despedaçado, Terra Estrangeira, Cazuza – o Tempo não Pára, Lavoura Arcaica, Cleópatra, Chega de Saudade, Budapeste e Central do Brasil, filme que lhe rendeu as melhores premiações.

Percebe-se então, neste ambiente que está se criando na Cidade Sorriso uma oportunidade de acesso aberto e gratuito para qualquer interessado em conhecer cinema além das telas e seus protagonistas e muito além do circuito comercial.


Fonte: Portal Progresso

Sob muita comoção, militar é sepultado na cidade de Piancó

NOTÍCIAS: 30/05/2010 - Às 9h deste domingo (30), sob muita comoção por parte dos presentes, aconteceu o sepultamento do Policial Militar JOÃO ANTAS DE MATOS, (Cabo MATOS), ele que residia na cidade de Piancó e era lotado no 2º Pelotão daquela cidade.

O prematuro falecimento do Cabo Matos se deu em virtude de um AVC, (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido há aproximadamente dois meses; o militar foi submetido a cirurgia e se encontrava interno, ocupando um dos leitos do Hospital São Vicente de Paula, na capital do estado, porém, seu quadro clínico não apresentava progresso e por conseguinte, na noite de sexta-feira (28), ele veio a óbito.

O Capitão Dedeu comandante interino da 5ª Cia/3º BPM e responsável pelo 2º Pelotão esteve presente em todos os momentos, desde a remoção do militar à cidade de João Pessoa até o seu translado de volta para sua derradeira morada.

O corpo foi velado em sua residência e conduzido ao cemitério São Miguel, acompanhado por centenas de pessoas, que emocionadas se despediram do Cabo Matos, sob os acordes da filarmônica local que entoava seu repertório litúrgico.

Estiveram presentes à cerimônia fúnebre, militares de todos os destacamentos da subárea da 5ª Cia, integrantes do 4º BBM da cidade de Patos e contemporâneos do Cabo Matos, oriundos da sede do 3º BPM; também se fez presente no cortejo, o 1º Tenente Furtado, subcomandante da 4ª Cia/3º BPM que representou o comando e demais integrantes daquela subunidade.

No cemitério, na hora do derradeiro adeus, o Capitão Dedeu juntamente com os militares, todos perfilados, comandou: “apresentar armas”; e sob aplausos dos presentes, encerrou-se o ciclo vital do Cabo JOÃO ANTAS DE MATOS em sua passagem pelo plano terreno. 
 
 
5ª Cia. PM Itaporanga

Idosa morre atropelada por uma moto na BR-230 e motoqueiro se fere gravemente

POLICIAL: 30/05/2010 - [foto: Walter Paparazo] - A Polícia Rodoviária Federal registrou na manhã deste domingo, 30, em João Pessoa-PB, um acidente com vítima fatal próximo ao viaduto de Oitizeiro.
A ocorrência foi às 06h30min no km 28,3 da rodovia BR-230, onde a vítima, Lindalva Maria da Silva, 60 anos, morreu após ter sido atropelada por uma motocicleta quando tentava cruzar a pista sem atenção.

O condutor da motocicleta Honda CG 125, placa NPR-0807-PB, Rodrigo José Estevão da Silva, 20 anos, sofreu ferimentos graves e foi socorrido para o Hospital de Emergência de Trauma de João Pessoa-PB. Enquanto que a passageira da moto, Josicleia Araújo da Silva, 19 anos, sofreu apenas lesões leves. Fonte: wscom

Pescador morre após sofrer acidente de moto entre Patos e São José do Bonfim

POLICIAL: 30/05/2010 - Um acidente grave aconteceu por volta das 16hs00 de ontem, sábado (29), na PB-110 estrada que liga Patos à São José do Bomfim e matou o pescador Francineudo de Assis Cabral (idade não informada), que residia no Sítio Tubarão.

De acordo com informações preliminares ele estava numa moto Honda Pop 100, placa, MNU-055/Patos, de cor vermelha e antes de se dirigir a sua residência estava bebendo em um bar nas proximidades da Igreja do Alto da Tubiba em Patos.

Testemunhas disseram que a vítima saiu do estabelecimento em alta velocidade com destino a São José do Bomfim e supostamente já estava embriagada. De acordo com informações ele deve ter perdido o controle do veículo e batido no asfalto e posteriormente jogado numa ribanceira nas margens da estrada.

O rapaz morreu na hora. De acordo com a polícia ele quebrou o pescoço com a queda e não teve chance de sobrevivência devido à gravidade do acidente.

Há informações ainda não confirmadas que a vítima não usava capacete. No local do acidente havia marca de freio subtendendo-se que ele ainda tentou controlar o veículo, mas ao colidir com a “lingüiça” protetora acabou perdendo o controle.

Ainda de acordo com algumas pessoas que conheciam a vítima, esse foi terceiro acidente provocado por ela que costumeiramente desenvolvia alta velocidade quando estava alcoolizada.

Uma equipe do Samu (Serviço Móvel de Urgência) ainda esteve no local para prestar os primeiros socorros, porém ficou constatado o óbito e os profissionais deixaram o local comunicando o fato em seguida às autoridades competentes que realizaram os procedimentos de praxe.
 
 
Da redação com Mário Frade/Portalpatos

Rede de prostituição com famosas da TV pagava até R$ 20 mil

NOTÍCIAS: 30/05/2010 - Escutas realizadas pela Polícia Federal no ano passado apontaram um esquema de prostituição que pagava até R$ 20 mil para modelos de revistas e dançarinas de programas televisivos, segundo informações da edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo.

As gravações fazem parte da operação Harém, que descobriu uma rede internacional para aliciar brasileiras como prostitutas de luxo. Na operação, 11 pessoas foram presas e respondem processo em liberdade.

De acordo com a publicação, os grampos telefônicos mostram que os principais clientes eram políticos, empresários e jogadores de futebol - em uma gravação, um governador se mostra interessado em uma dançarina da TV.

Uma modelo de revistas masculinas teria ido até a França para atender ao pedido de um esportista e recebeu R$ 6 mil. As mais famosas exigiam hotéis de luxo, entrada pela garagem e até relação sexual "padrão", segundo a reportagem.

Portal Terra

Novos conselheiros tutelares de Cajazeiras são empossados

CIDADES: 30/05/2010 - Aconteceu na manhã de  ontem, sábado (29), a posse dos novos conselheiros tutelares eleitos nas eleições do último domingo (16/05/2010).

A solenidade aconteceu nas dependências do Centro Pastoral da Diocese de Cajazeiras. Estiveram presentes o bispo Dom José Gonzales Alonso, padre Agripino, o Secretário de Cidadania e Ação Social Jucinério Félix, o vereador Humberto Pessoa, a secretária de administração Cicera Cavalcante, a secretária de agricultura Dodô da Serragem, o secretário de comunicação José Anchieta, o prefeito Léo Abreu que fez a posse oficial dos novos conselheiros, além de várias pessoas que lotaram o Centro Pastoral.

A presidente do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) Rogeane Ferreira lembrou a forma transparente como todo o processo eleitoral aconteceu e saldou os novos integrantes do conselho.

O ex-conselheiro Ricardo Lacerda fez uma prestação de contas da gestão que está deixando e ressaltou o trabalho árduo pelo qual, todos os conselheiros passaram com alguns casos chegando a ser jurados de morte, e toda dedicação com que se enpenharam na função.

Jucinério Félix também saldou aos novos conselheiros e atentou para um tema bastante grave em nossa cidade que é a questão das drogas, pedindo atenção especial e empenho dos que agora assumem a função, para lidar com esse grande mal.

Por fim o prefeito Léo Abreu fez reconhecer o trabalho dos antigos conselheiros, e colocou a adminitração a disposição do conselho para juntos trabalhar em prol das crianças e dos adolescentes da terra do Padre Rolim.

Foram empossados:
  • Aderson Batista Rolim
  • Lucimar Feitosa Soares
  • Terezinha carolino de Souza
  • Ivony Ferreira da Silva
  •  
  • Janduí Cassemiro
1º suplente - Moisés Barroso
2º suplente - Socorro Pires


Por Eutim Rodrigues

Vaqueiro embriagado cai de cavalo, quebra a perna e Corpo de Bombeiros conduz o mesmo para o HRC


CIDADES: 30/05/2010 – Deu entrada no HRC, na tarde de ontem, sábado (29), vítima de queda de cavalo, o vaqueiro Inácio Cirilo, 54 anos, divorciado, residente no Sítio Capoeira, zona rural de Cajazeiras. O fato aconteceu por volta das 13hs20.

Segundo informações do mesmo, ele trafegava pelas imediações do Loteamento Cidade Universitária, sentido Sítio Papa-Mel na zona norte, quando não conseguiu se sustentar em cima do seu cavalo vindo a cair ao solo, ocasionando fratura na perna direita sendo auxiliado por populares e em seguida por uma viatura do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras.

A nossa reportagem chegou junto com a viatura de bombeiros e, aparentemente a vítima, apresentava fortes sintomas de embriaguez alcoólica.

Da redação

Em Bayeux; Ricardo pede fortalecimento do transporte público

NOTÍCIAS: 30/05/2010 - O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu o fortalecimento do transporte público coletivo como forma de melhorar o trânsito nas cidades paraibanas. Além de estruturar os veículos - com a renovação e ampliação da frota de ônibus - ele afirmou que o poder público precisa garantir melhorias nas vias públicas e investir na integração dos sistemas, que deve incluir também a integração de ônibus e trens urbanos.

Ricardo coutinho concedeu palestra sobre Transporte Público, ao lado do pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB), na Câmara de Vereadores de Bayeux. O plenário na Casa ficou lotado e foi preciso transmitir a sessão em um telão, instalado na parte externa, para que mais pessoas pudessem assistir à palestra.

Ricardo Coutinho implantou o sistema de integração em João Pessoa, com a bilhetagem eletrônica, pioneira no Estado, e também foi o responsável pela integração dos ônibus urbanos da região metropolitana.

Binário

Para melhorar o trânsito na região, que é a que mais sofre com problemas de trânsito no Estado, Ricardo defendeu a construção do binário na Avenida Liberdade, em Bayeux. “O binário não é um problema de Bayeux, mas sim, de toda a região metropolitana de João Pessoa. Ele é essencial e terá que ser feito, porque a ausência dele está causando um estrangulamento de grandes proporções não apenas na cidade, mas sim, em toda a região”, declarou

Ricardo citou ainda os grandes congestionamentos na BR-230, devido ao estrangulamento do trânsito em Bayeux. “Não podemos pensar mais em ações isoladas para as cidades situadas na região metropolitana. É preciso pensar em soluções integradas”, comentou.

Impactos
Para Ricardo, o trânsito contribui com a geração de três impactos na vida das pessoas: na saúde, na violência urbana e no meio ambiente. “Trânsito no Brasil é questão de saúde pública. Passamos horas em engarrafamentos, reduzimos o tempo com a família e isso afeta diretamente a saúde das pessoas”, comentou.

O segundo impacto citado por Ricardo acontece com a crescente violência urbana causada pelas mortes oriundas de acidentes de trânsito. O terceito impacto acontece na área ambiental, por conta do número cada vez maior de gás carbônico emitido na atmosfera.

Ações

O pré-candidato ao Senado, Cássio Cunha Lima, lembrou as ações que executou na cidade de Bayeux quando esteve à frente do Governo do Estado. Ele ressaltou que no período em que governou a Paraíba o Estado ampliou a cobertura de saneamento básico no município, através do programa Boa Nova. “Estado que não tem capacidade de tratar as questões de saneamento básico não tem capacidade de tratar problemas mais sérios”, comentou. 
 
PSB/PB

Ibope: Vital Filho comemora novo crescimento e diz que posição vai melhorar ainda mais com definição da chapa

POLÍTICA: 30/05/2010 - O deputado federal e pré-candidato a Senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) comemorou neste sábado (29) os números da pesquisa IBOPE para o Senado, divulgados pelo Sistema Paraíba de Comunicação. Ele lembrou que, mais uma vez, a pesquisa trouxe um crescimento das intenções de voto em relação ao seu nome.

“A cada pesquisa divulgada estamos crescendo. Aliás, desde a primeira pesquisa que trouxe o meu nome, temos conseguido subir pontos a cada amostra divulgada. Começamos com 4% na primeira e, hoje, já alcançamos a marca de 14% no IBOPE, ou seja, crescemos quase quatro vezes em relação à primeira pesquisa”, disse Vital Filho.

Ele também lembrou que, no grupo liderado pelo governador José Maranhão (PMDB), há uma pulverização de pré-candidaturas ao Senado, diferente do que ocorre no grupo adversário, que já tem seus dois únicos pré-candidatos. “Os votos que são direcionados aos pré-candidatos do grupo do governador estão pulverizados. A partir do momento da definição das nossas candidaturas, haverá uma migração natural dos votos, o que vai nos trazer mais crescimento ainda”, disse.

Vital também afirmou que seu nome está na mídia como opção de pré-candidatura ao Senado há menos de dois meses, enquanto que seus adversários se apresentam como tal há anos. “Nosso recall começou no dia em que Veneziano decidiu permanecer na Prefeitura de Campina Grande e apresentou nosso nome como sendo o nome do PMDB de Campina para compor uma eventual chapa”.

Segundo Vital, com os adversários ocorre o contrário. “Um de nossos adversários tem um recall de oito anos, a partir do momento em que assumiu o Senado; e o outro passou sete anos como governador e o povo já tem como natural um governador, ao término do mandato, se candidatar ao Senado. Além do mais, ele próprio passou a dizer que é candidato a Senador desde o dia em que foi cassado pela justiça”.

Vital Filho também considerou grande o número de eleitores indecisos (27%). Segundo ele, isto ocorre em virtude da indefinição da chapa encabeçada pelo governador José Maranhão. “Quando houver a definição, não só teremos a migração natural das intenções de voto que, hoje, são dadas a vários candidatos, mas os indecisos também saberão quem são os postulantes e isso tende a nos beneficiar também”.

Na avaliação de Vital Filho, os eleitores estão indecisos, sobretudo, pela indefinição da chapa encabeçada por José Maranhão. “Se do lado de lá os eleitores já tem as suas duas opções, do lado de cá ainda não. É claro que a definição da nossa chapa nos favorecerá, pois, a partir de então, os eleitores saberão quem são nossos candidatos ao Senado”.

Vital disse que tem pesquisas de consumo interno com números bem melhores que os do IBOPE, levando em consideração vários cenários com apenas dois candidatos de cada lado. “Nós temos avaliações em que colocamos nosso nome ao lado de diferentes companheiros e os números, em todas elas, nos deixaram extremamente felizes”.

Ele disse que as avaliações mostram não apenas a tendência contínua de crescimento, mas um cenário considerado excelente em todas as simulações, em qualquer região do Estado. “A nossa candidatura apresenta uma espiral positiva, sob todos os aspectos pesquisados. Ela é bem avaliada em todas as regiões do Estado, graças ao trabalho que temos desenvolvido como deputado federal, e graças à percepção que os paraibanos têm, atualmente, de nossa atuação política”.


ASCOM

Professor é preso em Santana de Mangueira/PB acusado de praticar direção perigosa e estar embriagado


POLICIAL: 30/05/2010 – Foi detido e preso em Santana de Mangueira/PB, na tarde de ontem, sábado (29), por volta das 16hs30, o professor Nivaldo Ferreira Lima, 49 anos, casado, residente naquela cidade acusado de está dirigindo embriagado e praticar manobras perigosas em via pública, pondo em risco sua vida e de outros.

Da redação com PM

Agricultor é ferido com golpe de faca peixeira em Conceição/PB


POLICIAL: 30/05/2010 – Por volta das 2hs00, da madrugada de hoje, domingo (30), no Conceição Atlético Clube, foi vítima de um golpe de faca peixeira agricultor Galdênio Nunes Vanderlei, 22 anos, que fora socorrida ao hospital de Conceição com um ferimento na coxa.

O acusado, Elielson Alves dos Santos, 25 anos, casado residente naquela cidade, foi preso e conduzido à delegacia, ficando a disposição da Justiça.  


Da redação com PM

Jovem é detido e conduzido à delegacia por desordem e atentado violento ao pudor em escola


POLICIAL: 30/05/2010 – O jovem Jéferson Maciel Gerônimo, 15 anos, solteiro, estudante foi conduzido à Delegacia de Polícia de Cajazeiras/PB, por volta das 22hs50 de ontem, sábado (29), quando participava de uma festa no Colégio Costa e Silva, Jardim Oásis nessa cidade.

Segundo informações da PM, Jéferson participava de uma festa na referida escola e passou a praticar desordem, não satisfeito, o mesmo entrou no banheiro feminino.


Da redação com PM

Caminhão carregado com leite capota na BR-230 próximo a São Gonçalo/PB


POLICIAL: 30/05/2010 - Um caminhão de marca e modelo não aanotados de cor  branca, placas: NAL-5821, pertencente à empresa de lacticínio Lutty, carregado com leite, capotou no contorno da BR-230, KM 476, Distrito  São Gonçalo/PB, por volta de 01hs45 de ontem, sábado (29).


O condutor, Marivaldo Rocha Lira, casado, 40 anos, residente no Conjunto André Gadelha, vinha de Bonito de Santa Fé/PB com destino a Sousa-PB, transportando leite para a empresa de lacticínio Lutty, quando perdeu o controle do veículo  no contorno da BR-230 em São Gonçalo/PB, desceu um barranco, capotando algumas vezes.


Marivaldo Rocha Lira ficou preso entre as ferragens até a chegada do socorro por parte do SAMU e o Corpo de Bombeiros, que tiveram trabalho para resgatar o motorista que apresentava apenas escoriações leves pelo corpo, depois foi socorrido para o Hospital Regional de Sousa-PB, medicado e liberado em seguida.


A Polícia Militar do 14º BPM esteve no local dando assistência na ocorrência até a chegada da  Polícia Rodoviária Federal que tomou seqüência na ocorrência.
Da redação com Folha do Sertão