quinta-feira, 28 de abril de 2016

Evento promove empreendedorismo em Cajazeiras, São José de Piranhas e Poço José de Moura

Atividades nas áreas de microcrédito, gestão de negócios e finanças acontecerão entre os dias 2 e 6 de maio nas cidades de Cajazeiras, São José de Piranhas e Poço de José de Moura

Os empreendedores das cidades de Cajazeiras, São José de Piranhas e Poço José de Moura terão oportunidade de participar de uma série de capacitações e orientações durante a Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI), que começa nesta segunda-feira (2) e segue até sexta-feira (6) em todo o Estado.

Através da Agência do Sebrae em Cajazeiras, os empreendedores da região poderão participar de oficinas do programa SEI (SEI Vender, SEI Empreender e SEI Controlar Meu Dinheiro), voltada para o microempreendedor individual, e também palestras e consultoria sobre a formalização dos empreendimentos. 

A abertura do evento, no dia 2, será na câmara de vereadores da cidade de São José de Piranhas, às 14h, com a oficina SEI Vender, com orientações e consultorias aos empreendedores da área de vendas. No mesmo dia, das 18h às 21h30, a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, na Sala de Treinamentos do Sebrae Cajazeiras, com dicas de controle de finanças dos negócios. A mesma oficina acontece no dia 4, no Memorial da cidade de Poço de José de Moura.  Ainda fazem parte da programação palestras sobre acesso ao microcrédito e empreendedorismo.

De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, o evento é ideal para quem busca fortalecer seu empreendimento ou começar um novo negócio. “Estamos na 8ª edição da Semana do MEI e este já é um evento consolidado no Estado. Oferecemos aos microempreendedores individuais capacitações por meio de oficinas, levando oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios. Os produtos e serviços do Sebrae ajudam o microempreendedor individual a ser lucrativo e aumentar a chance de sucesso como empresário”, disse.

As cidades de Cajazeiras, São José de Piranhas e Poço de José de Moura têm, juntas, 1.362   microempreendedores individuais. Entre as atividades de destaque, estão: comércio varejista de artigos do vestuário e acessóriosde produtos alimentícios (minimercados, mercearias e armazéns), de artigos de armarinho;  cabeleireiros, serviço de táxi; lanchonetes (casas de chá, de sucos e similares).
               
A 8ª edição da Semana do MEI conta com apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema de Cooperativa de Créditos do Brasil (SICOOB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), prefeituras locais, SENAI, Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e prefeituras municipais.

Semana do MEI - A Semana Nacional do Microempreendedor Individual vai oferecer palestras, consultorias e capacitações entre os dias 2 e 7 de maio em 39 cidades do Estado. O evento, que é gratuito, é uma oportunidade de tornar mais acessíveis capacitações e orientações sobre as vantagens da formalização, regularidade fiscal e benefícios conquistados para os microempreendedores individuais, sobretudo em época de crise econômica e baixas nas ofertas dos postos de trabalho.

Nesta edição, em todo o Estado, participam as cidades de João Pessoa, Bayeux, Cajazeiras, São José de Piranhas, Poço José de Moura, Campina Grande, Araruna, Pedra Lavrada, Cuité, Nova Floresta, Sossêgo, Picuí, Solânea, Dona Inês, Baraúna, Guarabira, Belém, Araçagi, Itaporanga, Piancó, Coremas, Conceição, Monteiro, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Coxixola, Caraúbas, Serra Branca, Amparo, Ouro Velho, Prata, São José dos Cordeiros, Patos, Pombal, Sousa e Uiraúna.

O que é o MEI - Os microempreendedores individuais integram categoria de empresa que fatura, no máximo, R$ 60 mil por ano, e atua em diversos ramos de atividades, como ambulantes, artesãos, vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiros, pedreiros, eletricistas, jardineiros e encanadores.  De acordo com a Receita Federal, dos mais de 127 mil pequenos negócios no Estado, 84.110 são microempreendedores individuais (equivalente a 66%). No último ano, foram formalizados 42 MEI por dia, gerando um percentual de crescimento de 22,5% nesta categoria empresarial de abril de 2015 a abril de 2016.

Dia 2
oficinas
14h00 | SEI Vender
Local: Câmara de Vereadores - São José de Piranhas-PB

18h30 às 21h30 | SEI Controlar meu dinheiro
Local: Sala de Treinamento do Sebrae

Dia 3
Palestra
14h00 Crédito para o MEI (Empreender Cajazeiras)
Local: Sala de Treinamento do Sebrae

Oficina
18h30 às 21h30 | SEI Controlar meu dinheiro
Local: Sala de Treinamento do Sebrae

Dia 4
Palestra
EMPREENDEDORISMO - Palestrante: Francisco César
Local: Sala de Treinamento do Sebrae

Oficinas
14h00 | SEI Controlar meu dinheiro
Memorial de Poço de José de Moura
Local: Poço José de Moura-PB

18h00 às 22h00 | SEI Empreender
Local: Sala de Treinamento do Sebrae

Dia 5
oficinas
9h00 | MEI - Declaração Imposto de Renda
Local: Sala de Treinamento do Sebrae

Palestra
14h00 | MEI - Abertura de Empresas
Local: Sala de Treinamento do Sebrae

oficina
19h00 às 22h00 | MEI – Modelo de Negócios
Local: Sala de Treinamento do Sebrae


Dia 6
09h00 | ACESSO AO CRÉDITO (Empreender Cajazeiras)
Local: Sala de Treinamento do Sebrae

14h00 | Acesso ao Crédito para MEI
CrediAmigo
Local: Sala de Treinamento do Sebrae


UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA