terça-feira, 5 de abril de 2016

ViAção Paraíba 2016 leva oficina de cinema ao Curimataú

O projeto ViAção Paraíba faz sua última visita da edição 2016, sob o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba, a partir da próxima sexta (8). A cidade escolhida foi Sossego, no Curimataú paraibano. As atividades se dividem entre a Escola Municipal Manoel Delmiro Ferreira e o ginásio da Escola Municipal Américo Falcão, e se estendem até o próximo domingo (10).

Os interessados participarão do minicurso “Aprendendo a Ler Imagens em Movimento”, ministrado pelo cineasta Torquato Joel, e do curso “Cinema e Educação”, conduzido pela professora Virgínia Gualberto, voltado para professores e educadores de maneira geral, que queiram usar a sétima arte como ferramenta de educação, ambos na Escola Manoel Delmiro Ferreira entre as 14 e às 17h.

À noite, no ginásio da Escola Américo Falcão, é a vez de uma exibição aberta ao público, na Mostra de Filmes Paraibanos Premiados, que tem como objetivo dar visibilidade à produção cultural audiovisual recente, plural e capilarizada por diversas regiões do estado, muitas delas produzidas por ex-alunos do ViAção Paraíba.

O objetivo do ViAção Paraíba é despertar o olhar cinematográfico entre jovens estudantes de pequenas cidades do interior e fomentar a produção e circulação local do audiovisual paraibano.

Desde 2006, o projeto ViAção Paraíba já levou suas oficinas para mais de vinte cidades paraibanas, a exemplo de Conceição, Nazarezinho, Coremas, Princesa Isabel, Patos, Congo, Picuí, Cuité, Nova Floresta, Rio Tinto, Pocinhos e Dona Inês.

“São apenas três dias, é muito pouco tempo para realizar um filme de fato. As oficinas servem como um ponto de partida, uma semente, com a perspectiva que algumas delas brotem. Não é difícil ver, depois que a gente vai embora da cidade, os próprios alunos se mobilizem para fazer pequenos filmes com o próprio celular, por exemplo. Quando vejo isso, percebo que vencemos”, conta um dos idealizadores do projeto, o cineasta Torquato Joel.

O surgimento de realizadores, cineclubes, eventos nas cidades onde o ViAção atuou atestam os ótimos resultados alcançados. Prova disso é o 5º Festival de Cinema Curta Coremas (Coremas/PB), o 7º Festival de Cinema Cine Congo (Congo/PB), ambos realizados por ex-alunos do Projeto ViAção Paraíba. O cineasta Kennel Rógis, diretor do curta-metragem Sophia, premiado nacionalmente, participou da edição de 2011 e, a partir dali, teve sua trajetória modificada completamente.

“Antes, eu tinha muita influência do cinema blockbuster, queria fazer filmes de terror ou ação sem compromisso algum com a conteúdo reflexivo. O ViAção me deu um novo significado ao cinema, um instrumento superpotente de transformação e reflexão, além de preservação e valorização de nossa diversidade cultural. Já tinha bastante amor à sétima arte, sempre quis fazer filmes, porém o projeto me despertou para sempre pensar sobre as quatro perguntas inesquecíveis da criação artística: "O que dizer?", "Por que dizer?",  "Como dizer?", "Para quem?"”, comenta Kennel.

Outro fruto oriundo do ViAção é a expressiva produção de filmes realizados por ex-alunos, filmes esses que vem tomando grande destaque no cinema nacional, participando de importantes festivais e recebendo prêmios. Para citar um ótimo exemplo entre vários, o filme “ILHA”, do ex-aluno Ismael Moura, da cidade de Cuité (cidade onde o ViaAção foi realizado em 2010) arrebatou mais de 40 prêmios pelo Brasil, incluindo melhor filme no Festival Primeiro Plano (MG).

“Malha”, curta de outro ex-aluno, Paulo Roberto, também ganhou destaque durante o ano de 2015. Vencedor dos prêmios de Melhor Fotografia, no Curta Cinema, Prêmio Machado Bittencourt de Melhor Documentário, no Comunicurtas, Melhor Filme, segundo o júri oficial da 16ª edição do Festival Kinoarte de Cinema, Melhor Documentário, no 12º Curta Santos, além de uma indicação na mesma categoria no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Contato para entrevistas:
Torquato Joel – (83) 98886-8470
André Luiz Maia