terça-feira, 19 de abril de 2016

Evento discute energias renováveis em Pombal

II Fórum do Semiárido de Energia Solar e a II Conferência Regional da Sustentabilidade Ambiental serão realizados até quarta-feira (20), na UFCG, em Pombal.

O investimento em novas soluções energéticas para os negócios pode reduzir os gastos com energia em até 95%, dependendo da robustez tecnológica escolhida no empreendimento. Além dos benefícios ao bolso, essas soluções também ajudam a diminuir os impactos ambientais, emergência que nos dias de hoje preocupa não somente os ambientalistas, mas também diversos consumidores que optam por produtos e serviços mais responsáveis.

Para discutir essas e outras questões, acontece, entre os dias 18 e 20 de abril, o II Fórum do Semiárido de Energia Solar e a II Conferência Regional da Sustentabilidade Ambiental, no Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado no campus da cidade de Pombal, sertão do Estado.

O evento tem como público alvo empresários, gestores públicos, membros de instituições de ensino e pesquisa, ONGs, órgãos de fomento, além de dirigentes, docentes e estudantes de ensino municipal, estadual e federal. Palestras, oficinas e apresentações de trabalhos fazem parte da programação oficial do evento, organizado pelo Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), em parceria com o Sebrae em Pombal, Prefeitura Municipal de Pombal e UFCG.

De acordo com a gerente do Sebrae em Pombal, Socorro Félix, o Sebrae está buscando maneiras para garantir que os pequenos negócios tenham acesso a soluções energéticas. “A energia solar é uma alternativa extremamente viável e sustentável, com viabilidade econômica garantida. Estamos em busca de parceiras e informações para oferecer esta solução para os empreendedores locais”, disse a gerente.

Dentro de programação do evento serão discutidos, entre outros assuntos, o potencial do semiárido para geração de energia solar; a energia solar na matriz energética brasileira; os desafios e perspectivas para viabilização da energia solar no semiárido; os impactos socioambientais das grandes centrais eólicas e solares; e as linhas de financiamento para a energia solar.

Na avaliação do professor de Engenharia Elétrica e Eletrotécnica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Walmeram José Trindade Júnior, é preciso destacar o potencial das energias renováveis na Paraíba, sobretudo quando se pensa os benefícios que elas podem trazer ao ambiente e aos negócios.

“Nós temos, principalmente no semiárido, uma das regiões mais privilegiadas no mundo em termos de disponibilidade de radiação solar e de ventos. Precisamos aproveitar isso. Quando falamos em energia solar, dependendo do investimento em equipamento fotovoltaico, podemos reduzir os custos de energia em quase 100%. Isso por si já mostra a importância desses investimentos. O consumidor hoje está atento, ele se preocupa com questões ambientais e quem investe nesses sistemas acaba tendo mais essa vantagem”.


UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA