terça-feira, 5 de abril de 2016

Municípios se preparam para campanha nacional contra Influenza

Acontece na manhã e tarde desta terça-feira (05) no auditório do Sebrae em Patos, uma preparação para a campanha nacional de imunização contra a influenza, que ocorre de 30 deste mês a 20 de maio, tendo seu dia D próximo dia 30. Da reunião, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, participam coordenadores municipais de imunização e de sistema da macrorregião Patos, que compreende 6ª, 7ª e 11ª gerências de saúde (48 municípios).

O período da tarde será reservado apenas para os 24 municípios da regional Patos, quando serão discutidos eventos adversos, ou seja, como proceder nos casos de reações à vacina. A Paraíba tem este ano meta de imunizar contra a gripe aproximadamente 940 mil pessoas. Segundo Iziane Queiroga, coordenadora estadual de imunização, o objeto a ser alcançado pelos 223 municípios paraibanos é vacinar no mínimo 80% do público alvo, idosos, gestantes, mulheres que tiveram bebê após 45 dias do parto, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores de saúde, presidiários e trabalhador do sistema prisional, população indígena.

Este ano a novidade são adolescentes e jovens em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas. Iziane fala da importância da mulheres grávidas ser vacinadas. “As mulheres em estado gestacional devem tomar a vacina para se proteger, tanto ela como o bebê”, reforça.

Esse mesmo evento, que ora acontece em Patos, será levado para a 4ª Macro, Sousa, Cajazeiras e Catolé do Rocha; da 2ª Macro, que pega as regiões de Campina Grande, Cuité e Monteiro e finalizando Sexta com a 1ª Macro, João Pessoa, Guarabira e Itabaina.

Nos últimos anos, apesar da resistência, especialmente dos idosos, o trabalho de imunização contra gripe tem alcança as metas, segundo Iziane. “Se pegarmos um histórico das campanhas contra influenza, nos últimos cinco anos a gente consegui atingir, com muita luta, fazendo busca ativa nas casas. A gente pede para que as pessoas não esperam para busca a vacina só final da campanha, que vai até 20 de maio, e sim logo que for aberta. Todas as unidades de unidades, mais de 1.100 na paraíba vão estar prontas para vacinar a população”, comenta.

Objetivo:

A campanha de vacinação contra influenz busca reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, as quais têm mais risco de adoecer. Atitudes simples contribuem para evitar o contágio, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, se necessário, utilizar máscara de proteção.



Marcos Eugênio 
(Assessoria) (83) 9.8802.9016