sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Rômulo destaca preocupação com a Educação do nosso Estado

POLÍTICA: 12/02/2010 - O deputado Rômulo Gouveia, do PSDB da Paraíba, destacou mais uma vez na câmara a sua preocupação para com a educação em nosso país e em conseqüência no estado da Paraíba em discurso hoje (11).

Rômulo alertou as autoridades responsáveis do governo federal para a imediata implantação de um Campus na cidade de Itaporanga, no vale do Piancó, no sertão paraibano.

O parlamentar aproveitou o momento para alertar outro fato, que o MEC, suspendeu a verba de 450 escolas na Paraíba, e que ele pessoalmente esteve na sede do FNDE, pedindo a liberação de recursos das escolas do Programa Direto na Escola.

“E, com tristeza, recebi a informação, do FNDE, que o descaso e a não-liberação foi culpa do Governo do Estado, da Secretaria de Educação que não mandou, no tempo hábil, a documentação, as prestações de contas”, disse Rômulo Gouveia.

O tucano falou que os diretores das escolas da região de Guarabira o procuraram para falar sobre o problema, pois estavam preocupados com o inicio do ano letivo sem o recurso do Direto da Escola.

“Portanto, é com tristeza que faço esse registro e faço um apelo ao MEC, ao FNDE que não penalizem os alunos e a comunidade escolar, em detrimento da não-prestação de contas por parte da Secretaria de Estado”, falou o deputado.

Ao final do discurso Rômulo lembrou os 70 anos da Comunidade Franciscana em Lagoa Seca, “cidade do brejo paraibano, administrada pelo prefeito Edvardo Herculano”.

Parlamentar fala sobre Eventos no período do Carnaval em Campina Grande

Em pronunciamento na tribuna da câmara dos deputados, ontem (10), Rômulo Gouveia destacou os encontros que estão sendo realizados em Campina Grande.

“Há 19 anos atrás, sob a inspiração do então prefeito da cidade, Cássio Cunha Lima, foi criado o Encontro para a Nova Consciência, evento que supriu uma demanda da cidade, que por suas características cosmopolitas abrigava e abriga uma diversidade de culturas e suas manifestações”, falou Rômulo Gouveia (PSDB-PB).

Rômulo disse que outros eventos surgiram com grandiosidade e força, a exemplo do 12º Encontro para a Consciência Cristã (ECC), no Parque do Povo, grande espaço para eventos, que espera reunir cerca de 10 mil fiéis, inclusive não evangélicos. O evento terá a participação do pastor Antônio Carlos, da ONG carioca Rio de Paz, que abordará o tema “A centralidade da pessoa em Cristo” durante a pregação. O evento é coordenado pelo pastor Euder Faber.

Outro grande evento que irá acontecer em Campina Grande é o 13º Crescer ‘O Encontro da Família Católica’, que será realizado de 14 a 16 de fevereiro, no ginásio do Clube Campestre.

Como também o MIEP - Movimento de Integração do Espírita Paraibano. Este evento é hoje um dos principais eventos religiosos no estado da Paraíba, promovido pela Associação Municipal de Espiritismo com o apoio da Federação Espírita Paraibana.

Em Campina Grande, além desses encontros, os que gostam de carnaval terão também o desfile das escolas de samba e troças carnavalestacas.

Rômulo Gouveia destaca os 60 anos das Clarissas em Campina Grande

Usando a tribuna da câmara dos deputados, Rômulo Gouveia (PSDB-PB) destacou os 60 anos do Mosteiro da Clarissas em Campina Grande.

Rômulo Gouveia disse que sua criação, deve-se a vinda de sete missionárias franciscanas do Mosteiro das Clarissas Pobres, vindas de Cleveland, nos Estados Unidos. Na época, o então Bispo da diocese local, Dom Anselmo Pietrulla fez uma ampla consulta á comunidade e só então o projeto foi elaborado, sendo construído e inaugurado em 31 de dezembro de 1950.

“Presente no mundo inteiro, a família espiritual de Santa Clara mantém em Campina Grande um dos dezoito Mosteiros de Clarissas no Brasil, o segundo a ser fundado no país após o ressurgimento da comunidade clariana em 1928”, falou o tucano.

No final do seu pronunciamento o parlamentar paraibano disse que “uma entidade iluminada, que tantos e tão relevantes serviços presta à comunidade campinense, que atende às jovens que são tocadas e chamadas pela fé em Deus, pra ali viverem uma vida de oração e claustro, tudo em favor do próximo, me irmanando às comemorações”.

Assessoria de Imprensa / Foto: Agência Câmara