Já o Grupo Pão de Açúcar planeja abrir uma loja Assai Atacadista no Estado e está à procura de terreno para se instalar em João Pessoa e em Campina Grande. Em 2009, o número de unidades das redes na Paraíba cresceu 50% com a abertura de sete lojas e podem ser gerados mais de dois mil empregos em 2010.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados da Paraíba (Abras-PB), Cícero Bernardo, as grandes redes do varejo representam uma média de 20% do segmento comercial no Estado, o que é um índice alto, considerando que as redes atuam apenas João Pessoa, Bayeux e Campina Grande.
Ao todo, as três empresas possuem 21 unidades no Estado, sendo 14 da Wal Mart (Bompreço, Hiper Bompreço, Todo Dia e Maxxi Atacado), quatro do Carrefour (hipermercado e Atacadão) e três do Pão de Açúcar (Extra e Pão de Açúcar).
Em 2009 foram abertas 91 novas lojas no país, incluindo 44 no Nordeste. Já a Paraíba recebeu cinco unidades, sendo quatro Todo Dia em João Pessoa e Bayeux e uma Maxxi Atacado, em Campina Grande.
De acordo com o diretor de operações do Bompreço, Eduardo Laranja, os planos para 2010 incluem mais 105 pontos de venda no País, com a possibilidade de mais da metade no Nordeste, que é considerado um mercado estratégico.
De acordo com informações obtidas com as redes de supermercados citadas na matéria, a reportagem levantou a informação que podem ser gerados mais de dois mil empregos e metade deve corresponder à duas possíveis lojas de mercado de atacado e varejo, Assai Atacadista, do Grupo Pão de Açúcar, que pode ser instalada no Estado.
Seguindo a tendência de crescimento regional da Wal-Mart, a Paraíba pode receber em torno de 10 lojas ainda em 2010, gerando uma média de 740 empregos, já que 300 foram contratados para as lojas abertas no ano passado.
De acordo com o diretor regional Grupo Pão de Açúcar, Luiz Carlos Araújo, devem ser inaugurada até o fim do ano, duas novas lojas Assai Atacadista, sendo uma em João Pessoa e outra em Campina Grande ou outra cidade do Estado, como Patos, Sousa ou Cajazeiras.
“No momento estamos buscando a localização ideal para o empreendimento e analisando o mercado”. Com a inauguração das lojas podem ser gerados em torno de 1 mil empregos, sendo 600 diretos e 400 indiretos.