POLICIAL: 19/02/2010 - A Polícia Rodoviária Federal apresentou os números da Operação Carnaval 2010 nesta quinta-feira (18) e comemora a redução no número de acidentes em 27%, de feridos em 6% e de mortos em 25%. Este ano foram registradas três mortes. A ação teve início na última sexta-feira e foi encerrada à meia-noite da quarta-feira de cinzas.
O trabalho foi intensificado com escalas extras que garantiram significativo aumento no efetivo disponível nas estradas, além de toda a frota de viaturas e equipamentos como radares, bafômetros e palm-tops. No interior, o trabalho foi intenso e contou com parcerias da Polícia Militar e do Ministério Público, combatendo-se principalmente a embriaguez ao volante e o transporte de passageiros em compartimento de carga.
Os acidentes com morte foram, na sexta-feira o choque frontal entre dois Celtas, no km 305 da BR 230, provocou a morte Francisca Roque Irmã, de 81 anos. No sábado, no km 464 da BR 230, uma Pajero e uma motocicleta bateram e o motociclista Nildivan Trajano da Silva, de 19 anos, morreu. Ele não usava capacete. Na terça, Arlete Ferreira Barbosa foi atropelada no km 15,8 da BR 230, em João Pessoa.
A fiscalização com o uso do Bafômetro foi intensificada e resultou em 33 pessoas presas, representando 43% a mais em relação a 2009. Este número, se por um lado reflete que as pessoas insistem na perigosa mistura álcool/direção, também mostra a vigilância permanente da PRF a este delito, o que certamente foi determinante na redução dos índices.
Chuva - Segundo a assessoria da PRF, a incidência de chuvas foi determinante para a ocorrência de muitos acidentes do tipo “saída de pista” e “colisão traseira”, que juntos representaram 56% dos acidentes atendidos durante a Operação. "Nesses acidentes geralmente a pista escorregadia se junta à falta de atenção e não observação da sinalização, resultando na perda do controle do veículo e em acidentes que geralmente não fazem vítimas graves".
No Brasil - Somando os números de todo o país, a PRF registrou um aumento no número de mortos neste feriado de carnaval em comparação ano passado. No total, 143 pessoas morreram em 2010 nas estradas federais - 13% a mais que o ano passado, quando ocorreram 127 óbitos. O dia mais violento do feriado foi sábado (13), quando 37 pessoas morreram. Este ano ocorreram 3.233 acidentes, o que também representa 13% a mais que em 2009.
Fonte: Maurício Melo com Ascom da PRF