terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Luciano Cartaxo vai á Patos e participa de desfile do "Bloco dos Sapateiros"

CIDADES: 16/02/2010 - O governador em exercício, Luciano Cartaxo, participou na noite de ontem, segunda-feira (15) do desfile do "Bloco dos Sapateiros", considerado o maior evento do Carnaval da cidade de Patos. Cartaxo chegou acompanhado pelo deputado estadual Rodrigo Soares. Os dois foram recepcionados pelo prefeito do município, Nabor Wanderley.

Em entrevista à imprensa, Nabor disse que a presença de Cartaxo no carnaval de Patos "é uma demonstração que os governos estadual e municipal estão unidos em torno de um só objetivo: melhorar a vida da população". O prefeito ainda destacou a importância dessa parceria e informou que o Estado está investindo R$ 30 milhões em melhorias na saúde, segurança e estradas no município.

"O governo está reformando o Hospital Regional de Patos e ampliando a Maternidade Peregrino Filho, com recursos na ordem de R$ 11 milhões. Também enviou viaturas para fortalecer a segurança pública, está fazendo a ponte do bairro do Jatobá e concluindo a licitação para as obras do Shopping Edvaldo Mota, além da realização de serviços de drenagem e saneamento básico em várias ruas. Tudo isso é resultado de uma parceria bem sucedida, coisa que não acontecia no governo anterior", declarou Nabor aos jornalistas.

Após ser recepcionado pelo prefeito, Luciano Cartaxo seguiu para a Rua da Baixa, local da concentração do desfile do bloco, onde cumprimentou os foliões e declarou que é compromisso do Governo do Estado proporcionar um carnaval seguro a todo paraibano. "O governo do Estado deu suporte financeiro a carnavais de diversos municípios e procurou patrocinar e estimular, através de ações em saúde e segurança pública, uma festa de qualidade em toda a Paraíba. Resultado disso é que em toda cidade há um grande carnaval com a presença permanente da polícia e da estrutura em saúde", ressaltou.

Ao lado do prefeito, o governador em exercício se juntou aos milhares de foliões que transformaram a Rua da Baixa, no Centro de Patos, num verdadeiro "mar de gente". O carnaval na cidade está entre os festejos mais animados do Estado. As comemorações começaram no dia 13 deste mês e irão terminar nesta terça-feira (16).

Oito bandas foram trazidas para animar os foliões ao ritmo de axé, forró e samba durante os quatro dias. A previsão é que os artistas atraiam para os locais onde está sendo realizado o carnaval mais de três mil pessoas por noite. Mas, o "Bloco dos Sapateiros" atingiu o dobro dessa meta. Na segunda-feira (14), mais de seis mil foliões estavam nas ruas para acompanhar o desfile.

O bloco foi criado há 19 anos e surgiu com o objetivo de homenagear a maior atividade econômica de Patos: a confecção de sapatos. De acordo com o prefeito Nabor Wanderley, a cidade se tornou o maior pólo calçadista da Paraíba e já está entre os 20 maiores do Nordeste. Por mês, o município produz 90 mil pares de sapatos. Parte da produção é comercializada no Estado e outra é vendida para empresas nacionais. O setor emprega cerca de 10 mil pessoas. O número corresponde a 10% da população do município, estimada em 100 mil habitantes.

Além de calçados, o setor fabrica cintos e bolsas, cuja matéria-prima é o couro. Esses produtos também ajudam a movimentar a economia local com a geração de emprego e renda. Os números trazidos pela confecção das peças em couro são motivo de orgulho para a população do município. "Também é uma satisfação muito grande participar do carnaval de Patos e prestigiar o desfile desse bloco tradicional. A multidão está nas ruas, mostrando que é um carnaval consolidado. E é sempre muito bom ser parceiro de eventos como esses", concluiu o governador em exercício Luciano Cartaxo. ASCOM