quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Horário de Verão acaba no sábado e seu computador precisa ser atualizado

BRASIL: 17/02/2010 - No próximo domingo, dia 21 de fevereiro, acaba o Horário de Verão Brasileiro. Muita gente, no entanto, não fica atenta para essa mudança e acaba tendo alguns transtornos com agendamento de compromissos. Portanto, é importante que você fique atento à mudança e atualize o relógio do seu computador.

À meia-noite de sábado para domingo (do dia 20 para o dia 21 de fevereiro), os relógios devem ser atrasados em uma hora. Para quem ainda não instalou o Windows Update de dezembro último, é hora de instalá-lo imediatamente e ficar tranquilo com a mudança de horário. Mas usuários mais avançados, vale conferir se o hotfix KB 976098 está instalado.

Para conferir se o seu Windows está atualizado, vá ao menu Iniciar > Windows Update > Exibir Atualizações (se você usar Windows Vista ou 7). Instale então as atualizações que porventura estejam pendentes. Quem ainda usa o XP, deve clicar Iniciar > Todos os Programas > Windows Update e instalar as atualizações.

Quem controla seus compromissos pelo Exchange/Outlook também deve ficar atento para não perder a hora. Modifique manualmente cada compromisso na semana afetada (de domingo, 14 de fevereiro de 2010 a sábado, 20 de fevereiro de 2010) depois que o fuso horário do sistema operacional for alterado. Este é o método preferido e recomendado para a maioria dos usuários.

Algumas versões do Microsoft Outlook, Outlook Mobile, Outlook Web Access, Microsoft Office SharePoint Server e do Windows SharePoint Services não carimbam propriedades de fuso horário em alguns tipos de itens de calendário. Sem esses dados, é provável que a Ferramenta de Atualização de Dados de Fuso Horário do Outlook atribua nova base a itens de calendário incorretamente para fusos em que as definições de horário tenham mudado parcialmente em um determinado ano – este é o caso para o fuso horário do Brasil ((GMT-3:00) Brasília e (GMT-4:00) Manaus).

Para o Brasil, a Ferramenta de Atualização de Dados de Fuso Horário do Outlook versão 3.0 pode atribuir nova base incorretamente a qualquer item que não tenha uma definição de fuso carimbada. Antes de decidir usar a Ferramenta de Atualização de Dados de Fuso Horário do Outlook versão 3.0, você deve considerar, caso a caso, o grau de eficiência da ferramenta para o seu ambiente.

A Microsoft disponibilizou um suporte especial para quem precisa de ajuda com o horário de verão pelos telefones (11) 4706-0900 (São Paulo) ou 0800-761-7454 para as demais regiões do país. Se ainda tiver dúvidas, acesse a página da Microsoft com dicas para ajustar seus relódios.

Por Fernando Souza Filho