Ainda na primeira semana, Elenita foi indicada para o Paredão pela líder Joseane e sobreviveu à berlinda, com a saída da própria gaúcha do programa. Com a sua volta, os brothers apontaram uma mudança na postura da professora, que se tornou mais confiante na casa.
A sister passou por turbulências emocionais durante o programa e ainda foi levada ao auge da sua resistência física. Numa das provas pela liderança, travou uma disputa extenuante com Lia, com quem havia tido uma série de conflitos. E só perdeu o título de líder porque desistiu da prova após cerca de 19 horas.
Dentro da casa, a doutora em linguística também teve momentos de glória. Após o seu grupo do Puxadinho vencer uma prova de autoconhecimento, o então líder Michel concedeu o direito de Elenita e Cláudia concorrerem a uma moto vermelha. Ela levou a melhor, conquistou o prêmio depois de conseguir a chave certa do veículo e prometeu dá-lo para sua mãe ao sair da casa.
Cinco dias depois, Elenita venceu a Prova do Anjo. Ela disputou o colar através de uma partida de mini-golfe com Angélica, Lia, Dicesar e Dourado. O objetivo era fazer a menor pontuação. Entretanto, o que parecia felicidade se tornou um dos grandes pesadelos da sister na casa. Ela escolheu Fernanda e Cadu para cumprirem o Castigo do Monstro e fez com que a nave do BBB ficasse realmente dividida.
Primeiramente, a doutora em linguística provocou choro em Fernanda, que recentemente havia ficado quase 19 horas em pé, molhada e dançando durante a Prova do Líder, ao dizer que a dentista e Cadu tinham um flerte. A maior parte da casa ficou contra Elenita e fez com que a sister se sentisse tão pressionada que, por pouco, não desistiu da disputa por R$1,5 milhão.
TV Globo