quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Prefeito Ricardo Coutinho assina obras do PAC que beneficia moradores do Cristo

CIDADES: 24/02/2010 - Moradias dignas, cidadania e respeito ao meio ambiente. Tudo isto será alcançado de uma única vez com o início das obras de infraestrutura que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai iniciar em várias comunidades no bairro do Cristo Redentor. A ordem de serviço para a execução do projeto, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Alto Jaguaribe, foi assinada no final da tarde desta terça-feira (23), pelo prefeito Ricardo Coutinho.

“Esta obra vai beneficiar diretamente mais de 3.800 famílias que hoje têm suas casas invadidas pela chuva no inverno, que dormem com medo da casa cair em suas cabeças. Essa é mais uma ação estruturante da prefeitura, que se preocupa em realizar obras com habitabilidade, beneficiando uma parte da população antes esquecida pelo poder público. Até hoje, o atual governo municipal entregou 178 novas salas de aulas, mais de vinte novas praças e calçamos cerca de 500 ruas”, destacou o prefeito. Melhorias como estas que a aposentada Severina Costa, de 78 anos, esperava há quatro décadas. Uma realidade, que segundo ela, mais parecia um sonho. “Moro aqui no Cristo há 42 anos e via o sofrimento dessas famílias que moram na beira do rio. Quando chove a água invade tudo, sem falar nos ratos e baratas. As crianças e idosos só vivem doentes. Tenho fé de ver essa obra feita e as pessoas felizes”, espera a aposentada. Parceria O investimento nas obras é de cerca de R$ 73 milhões e a previsão para a conclusão é de 18 meses. O projeto é realizado em parceria com o Governo Federal. O PAC do Alto Jaguaribe irá beneficiar 3.865 famílias de 18 localidades situadas ao longo da bacia hidráulica do rio Jaguaribe: Jardim Guaíba, Baleado e Lagoa do Buracão (Funcionários I), Rua do Rio, Lagoa Antonio Lins e Travessa Palmares (Cruz das Armas), Novo Horizonte, Bom Samaritano (Cristo Redentor) e Ruas São Marcos, Cônego Vicente Pimentel, José Soares, Magno Lobo, Napoleão Laureano, Noel Rosa, Rangel Travassos, São Judas e Bartira e Osvaldo Lemos (Rangel). O objetivo é revitalizar o Jaguaribe, através da realocação de 846 famílias residentes às margens do rio ou em área de risco para novas unidades habitacionais que serão construídas nas proximidades, na Comunidade Vale das Palmeiras. Serão implantados todos os serviços de infraestrutura para as 3.019 famílias que irão permanecer na área, além da criação de um bosque para socialização e lazer. Durante a execução da obra, as famílias serão acompanhadas por uma equipe de quatro Assistentes Sociais do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Ação Integrada Durante toda à tarde, a Prefeitura esteve no bairro para explicar como será o projeto para os moradores. Isto se fez a partir de uma Ação Integrada que envolveu as secretarias do Meio Ambiente (Seman), Educação e Cultura (Sedec), Planejamento (Seplan), Saúde (SMS), Transparência Pública (Setransp) com a Ouvidoria Municipal, a Defesa Civil, entre outras.

Ao final do dia, cerca de mil pessoas passaram pelos vários stands que ofereciam serviços de saúde, corte de cabelo, atividades lúdicas e orientações. Uma das beneficiadas foi a doméstica Maria da Guia dos Reais. “Vim com meu filho de oito anos cortar o cabelo. Também passei no quiosque da saúde e ele ganhou um kit odontológico. Foi ótimo, porque os mais carentes precisam disso”, definiu a moradora. SECOM/JP