segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Folha repercute briga de Dilma e Serra por apoio de Ricardo

POLÍTICA: 15/02/2010 - A edição deste domingo (14) do Jornal Folha de São Paulo traz uma reportagem sobre a briga do PSDB e do PT nos diferentes estados brasileiros para viabilizar a candidatura de seus respectivos candidatos à Presidência da República. E o inusitado caso da Paraíba recebe uma atenção especial da matéria, que lembra o fato do PSDB do governador paulista José Serra prometer apoio ao PSB do prefeito pessoense Ricardo Coutinho desde que este não ofereça palanque à petista Dilma Roussef.

A Folha lembra que em nível nacional o PSB é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que a proposta do PSDB tinha o objetivo de evitar que Dilma contasse com dois palanques na Paraíba (o outro seria proveniente da aliança entre o PMDB e o PT), enquanto que Serra ficasse sem nenhum. “A Paraíba é um exemplo. Lá, o PSDB promete apoiar o PSB, desde que seu candidato, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), não ofereça palanque a Dilma. Do contrário, o PSDB lançará a candidatura própria ao governo”, destaca a reportagem, dando a entender que a candidatura do senador Cícero Lucena seria apenas um 'plano b' da legenda em nível nacional.

Ainda de acordo com o jornal paulista, não existiria nenhuma necessidade de Ricardo apoiar Serra, apenas a exigência de não subir no palanque de Dilma. “Ele poderá até declarar voto em Ciro Gomes (PSB-CE), caso ele concorra mesmo à Presidência. Só não poderá abrigar Dilma”, destaca o texto.

A reportagem traz ainda uma informação nova, que mostraria como Serra está preocupado com a conjuntura política na Paraíba. A Folha diz que o governador chegou a pedir para o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de São Paulo, o socialista Jonas Donizete, para este interceder com Ricardo Coutinho e tornar possível o acordo entre PSB e PSDB em nível local.

O presidente Lula, por sua vez, teria dado a resposta ao pedir ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, apoio para Dilma nos estados. Mas a matéria também traz uma fala do próprio prefeito pessoense, que de certa forma mostra ceticismo na tal aliança do PSB com o PT.

"A relação do PSB com o PT está sendo discutida. Na hipótese de um apoio ao PT, a lealdade do PSB ao governo do presidente Lula e à candidatura de Dilma careceria de um apoio formal do PT aos candidatos do PSB nos Estados. Seria o mínimo para iniciar uma discussão", disse Coutinho à Folha de São Paulo. Por Phelipe Caldas