quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Bayeux ganha Secretaria e Delegacia da Mulher em março

CIDADES: 24/02/2010 - Depois do encontro produtivo com o prefeito Jota Júnior, o governador José Maranhão vai participar da programação alusiva ao Mês da Mulher, em Bayeux. A presença dele foi confirmada pela gerente do Programa Estadual de Políticas para as Mulheres, Douraci Vieira, durante a reunião com representantes das secretarias de Segurança Pública e Ação Social da cidade.

A audiência ocorreu, nesta terça-feira (23), na Sala de Reuniões da prefeitura. O encontro é tratado como um marco na implantação de políticas públicas de valorização e defesa das mulheres. É que nos próximos dias, a partir de março, as moradoras devem contar com a Secretaria da Mulher e a delegacia especializada. Ao concretizar a primeira medida, Bayeux será o primeiro município paraibano a dispor de uma secretaria voltada às necessidades das cidadãs.

De acordo com Douraci Vieira, além de dar exemplo a outros gestores, a nova pasta vai ser fundamental nas ações desenvolvidas em parceria com o Estado. “Dos mais de 200 municípios paraibanos, 40 já assinaram o Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Desse total, 9 criaram gerências e coordenadorias, mas Bayeux saiu na frente. Será a primeira cidade a contar com uma secretaria diferenciada”, observa a gerente.

Segundo o responsável pela Segurança do Município, coronel Ardnildo Morais, o local onde vai funcionar a delegacia passa por reformas e fica na Avenida Engenheiro de Carvalho. Já a sede da nova secretaria vai funcionar no segundo andar do prédio do Ministério Público, na Avenida Liberdade. “Bayeux foi pioneira ao implantar a Secretaria de Segurança, agora voltamos nossas atenções para medidas eficazes na garantia dos direitos das mulheres”, destaca o secretário.

Para a secretária de Ação Social, Ivanúbia Souza, que vai responder pela Secretaria da Mulher, as ações serão baseadas na interdisciplinaridade. Ela propõe que toda equipe trabalhe em atividades complementares. “Não é possível falar em política pública eficaz, sem essa ajuda mútua. As secretarias precisam estar em sintonia para promover o bem estar de todos”, planeja a secretária.

O prefeito Jota Júnior destaca que as medidas vão beneficiar milhares de mulheres. Ele também espera que a cidade passe por uma nova fase de desenvolvimento, com o apoio empenhado pelo governador José Maranhão. “Há muito tempo a gente esperava por essa ajuda. Nossa expectativa é de promover melhoria para todos, mas, nestas próximas mudanças, as mulheres terão prioridade”, explica o prefeito. Fonte: CODECOM