terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Rosas de Ouro é a grande campeã do Carnaval de São Paulo

CIDADES: 16/02/2010 - SÃO PAULO - Imagem: Orlando Oliveira/AgNews - Depois de muita angústia durante a apuração dos votos nesta terça-feira (16), a Rosas de Ouro já pode gritar que é campeã. Concorrendo com outras 13 escolas, em nove quesitos, levantou a torcida que foi até o sambódromo acompanhar a revelação das notas.

Com o enredo “Cacau: Um Grão Precioso que Virou Chocolate e Sem Dúvida se Transformou no Melhor Presente”, a escola encantou os jurados e somou 270 pontos. O campeonato foi decidido no último quesito, quando a Mocidade Alegre levou dois 9,75 e, por tanto acabou 0,25 pontos atrás da Rosas.

A escola quebra um jejum de 15 anos - foi campeã pela última vez em 1994. Na década de 80 e também de 90 levou outros títulos do Grupo Especial, para onde subiu em 1975. No ano passado, a Rosas ficou em terceiro lugar.

Cada um dos quesitos foi avaliado por cinco jurados diferentes. Como acontece todos os anos, a menor e a maior nota foram descartadas no somatório final. Até o quarto quesito, a Mocidade Alegre havia levado nota máxima de todos os jurados. Na metade da apuração, apenas Mocidade, Pérola Negra, Unidos do Tucuruvi, Gaviões e Rosas disputavam o título, com pontuação máxima.

A Gaviões perdeu pontos em "Enredo" e "Bateria", revoltando uma torcida que fervia no calor paulistano. Antonio Pereira da Silva, que anunciava as notas, precisou pedir calma aos presentes. Mocidade, Rosas e Tucuruvi se mantiveram na liderança por quase toda a apuração, com 10 pontos a frente das últimas agremiações - Leandro de Itaquera e Imperador do Ipiranga tiveram as menores pontuações e caíram para o "Grupo de Acesso".

A Unidos Tucuruvi perdeu pontos importantes em “Evolução” e apenas Mocidade Alegre e Rosas de Ouro disputaram os últimos pontos, no quesito “Comissão de Frente”. A Rosas levou 4 notas 10 e apenas um 9,75 e a Mocidade levou duas notas 9,75, perdendo o título. A terceira colocado foi a Vai-vai, com 269,25 pontos no total.

A Rosas foi a penúltima a desfilar na sexta-feira (12) e contou a história do cacau desde mil anos antes de Cristo até o chocolate industrializado, dando boas vindas à Páscoa. A bateria fez referência ao filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e tinha como rainha a modelo Ellen Roche. A Rosas de Ouro levou para avenida 4500 integrantes, em 24 alas e cinco carros alegóricos.

FICHA TÉCNICA DA CAMPEÃ

Presidente: Angelina Basílio

Carnavalesco: Jorge Freitas

Fundação: 18 de outubro de 1971

Intérprete: Darlan Alves

Mestre de Bateria: Mestre Tornado

Rainha de Bateria: Ellen Roche

SAMBA-ENREDO

"Cacau: Um Grão Precioso que Virou Chocolate e Sem Dúvida se Transformou no Melhor Presente"

É tão doce sonhar E recordar a própria história Eu, que já fui dádiva celestial Em misteriosas civilizações

Fui batizado de cacau Caminhei entre Maias e Astecas Consagrei o meu “valor” Caí na graça e no gosto Na taça do imperador

A nobreza da Europa, eu conheci E num tal “mexe-mexe”, eu me vi Ganhei um gosto especial A mistura “deu carnaval”!

Sou rei entre os presentes Se for falar de paixão Nos sentidos dessa gente

Posso tocar um coração Agradeço a cada sonhador Que me deu forma, brilho e cor Estou aqui pra festejar

Hoje sou o símbolo da vida, Renasci nessa avenida Na escolha popular

Tá na boca do povo: “O Cacau CHEGOU”! Sou Rosas, Rosas de Ouro Meu sabor te conquistou!

Fonte: MSN Entretenimento