quinta-feira, 13 de maio de 2010

Osvaldo Medeiros solta o verbo em sua coluna política

POLÍTICA: 13/05/2010 - ATENÇÃO: O CONTEÚDO AQUI APRESENTADO É DE INTEIRA RESPOSABILIDADE DE SEU AUTOR.

Vergonha

Quem chama o velho prédio do presídio feminino de Patos de presídio, na verdade não sabe o verdadeiro significado da palavra pocilga. É bom deixar bem claro que nem toda pocilga é tão mal cuidada como a tal velha cadeia da década de 50 e depois de tantos anos a batizaram de presídio. Pelo o que se tem notícias atualmente, na mesma em pé no mesmo só tem as paredes porque o resto faz vergonha. As celas estão imundas, as partes hidráulicas e elétricas estão funcionando com aquele jeitinho de gambiarra e enfim quem ali cumpre pena, não terá mais sentença para o inferno porque nele já vivem em vida. É como todos chamam o prédio da vergonha.

Aumento


Sempre que o governo federal dar qualquer aumento para os aposentados, a primeira coisa é mostrar que o montante vai gerar rombo para a previdência social. No mais recente que é de 7,7% para os que ganham acima do mínimo, seus aliados foram logo passando na cara que o mesmo vai custar aos cofres públicos mais de 30 bilhões de reais até 2012. Só que os aumentos concedidos aos ministros, deputados federais, senadores e serventuários dos três poderes que sempre ultrapassam os 20% ninguém vai para a mídia dizer que vai provocar rombo e sim um justo aumento. Míseros salários de pequenos grupos de aposentados nunca provocaram rombo na previdência e sim quem sempre quebrou a mesma foram às milionárias indenizações fraudulentas e os maus gestores. Mas quem vai de encontro a estes?

De olho

O ministério Público já deu sinal que não está dormindo no ponto não. Em recente reunião em nossa cidade no último dia 04 (terça), no Fórum Miguel Sátiro, se reuniram os 16 promotores da comarca de Patos e das demais polarizadas por nossa cidade. Na pauta foram discutidos vários assuntos inclusive, improbidade administrativa, desvio de dinheiro público e outros assuntos. Os promotores deixaram bem claro que estão de olhos abertos e bem informados sobre as administrações de 66 municípios só de nossa região. Construções de creches, escolas e hospitais, são um dos itens que estão mais na mira dos que fazem o Ministério Público. E nós agradecemos ao MP
.

Sujeira


O partido Verde combate, mas o que interessa se ninguém, a começar pelos poderes públicos não vem colaborando. Se o Rio Espinharas a cada dia recebe milhões de litros de águas poluídas, os nossos principais mananciais de água estão indo no mesmo caminho. A invasão de granjas nas suas margens e a falta de um projeto ambiental vem da mesma forma, transformando a Barragem da Farinha e o Açude do Jatobá principais fornecedores de água de nossa cidade não tão diferente suas águas as do Rio Espinharas. Lixos e esgotos são jogados dentro dos mesmos além de fezes animais/humanas. Apelar para quem?

Espaço para a cultura

Nada mais justo abrir espaço para os profissionais da poesia e sonetos do campo do direito. Esse é o pensamento do atual presidente da OAB local, advogado Alexandre Nunes, em colocar a disposição dos colegas admiradores da poesia, sonetos e cordel um espaço no Blog da OAB para que cada um possa se expressar. Com certeza, o estudioso no assunto Dr. Expedito André da Silva e tantos outros vão agradecer essa grande iniciativa do jovem presidente.

Chuvas

Enquanto as chuvas vêm caindo dentro da dose exata no Vale Piranhas, na região de Patos, não vem tendo a mesma sorte. As poucas chuvas caídas em algumas regiões não foram suficientes para armazenar água e muito menos para garantir pasto para o gado. Ano ruim de inverno, sempre foi assim
.

Preocupação

Na previsão dos mais conhecedores do assunto, atualmente o crack está sendo a epidemia da época. Os jovens estão mergulhando cada vez mais cedo no vício e na maior parte, poucos são os que estão se libertando. Se na zona urbana o crack está em todas as partes e classes sociais, da mesma forma a droga, como já falamos anteriormente no pbnoticias, invadiu a zona rural transformando muitos jovens agricultores em dependentes e violentos. Se alta dependência tem levado muitos para os presídios, muito mais tem perdido a vida violentamente antes dos 15 anos. Os traficantes estão em todos os lugares e são impiedosos. Para eles, quanto mais viciados, mais renda para o trafico. Poucos estão se lixando para o sofrimento de viciados e muito menos dos seus familiares. Ou se faz uma política séria antidrogas ou poucos são os jovens que irão sobreviver se enveredar para o caminho do crack.

Esteve

Quem esteve na cidade de Patos no último final de semana foi o Pe. Albeny Galdino. O mesmo veio como garoto propaganda no lançamento do mega loteamento Bairro dos Estados nas proximidade do Presídio Romero Nóbrega. O evento de lançamento aconteceu na Churrascaria o Rancho e contou com a presença de empresários, políticos e demais autoridades de nossa cidade. Só na abertura, maios de 600 lotes foram vendidos. Longas prestações e adequada para todos. Ninguém deixa passar.

A União

Não desmerecendo os demais, é bom quem não tem costume de ler o jornal A UNIÃO de vez em quando ir dando uma olhada porque só tem a ganhar. Lendo recente este matutino, pude observar a riqueza de valores que estão por lá não só na área cultural como esporte, política e social. Os colunistas dispensam comentários porque companheiros do estipe de Sebastião Nery, Hélio Zenaide, Martinho Moreira Franco e Sitônio Brito faz gosto de se lê. Aliás, este jornal está com o que há de melhor. Parabéns ao Superintendente Nelson Coelho.

Pesquisa

Por uma fonte fui informado que o ex-prefeito de Várzea Valdemar Marinho (Demazinho), que postula uma cadeira para a Assembléia Legislativa, está liderando as recentes pesquisas de bastidores realizadas em várias cidades do vale do Sabugi, inclusive Santa Luzia. Oficialmente, por enquanto declarado como candidato só tem ele. Será que este mesmo eleitorado vai se comportar assim quando os demais anunciarem seus nomes ou candidatos?

Animado


Tolo quem pensou que o jovem Hugo Motta (PMDB) entrou na briga por uma vaga para a Câmara Federal para adquirir experiência. Quem pensou assim se enganou totalmente. O mesmo vem levando a coisa mais sério do que se pensa. Quando está em Patos, afora cumprir sua agenda de compromissos, ainda encontra tempo para circular a convite de lideranças nas cidades circunvizinhas. Costuma dizer que a Câmara esta precisando de jovens com novos ideais e o eleitorado é soberano e saberá escolher aquilo que é melhor para Patos.

Enquanto


Nesse período de campanha, a essas alturas, são poucos os candidatos que estão tendo paz. Os compromissos e as visitas as bases tomam quase todo tempo, principalmente para dar assistência ao eleitorado da terra. Por falta de tempo, o deputado estadual Dinaldo Wanderley enquanto circula pelas bases, a sua esposa, a ex-deputada estadual Edina Wanderley e seus filhos estão nas visitas locais. A essas alturas, se dormir no ponto é engolido.

Queda de braços

Disciplinar o transito de Patos com constantes divergências entre os agentes da STTRANS e militares do pelotão de transito do III-BPM fica difícil. Pelo visto, ninguém quer ceder e cada um se achando com mais direito de que o outro. Se não houver uma interferência dos dois comandos nunca haverá disciplina. Finalmente, que tem poder de polícia, os agentes da STTRANS municipal ou os militares do pelotão de trânsito da III-BPM . Porque um fazendo e outro desmanchando não vamos chegar a lugar nenhum.

Na mídia

O ex-prefeito de Sousa Salomão Gadelha, mesmo sem mandato, continua com seu nome na mídia. Recentemente o MPF denunciou por crime por falsidade ideológica. Aliás, a cidade sorriso nos últimos anos não vem tendo sorte com seus administradores. Do jeito que Salomão deixou, continua, e o atual prefeito Fábio Tayorene já amarga quedas pesadas nas pesquisas de bastidores e duras criticas até mesmo por parte de seus aliados. Todos se candidatam e se apresentam como salvadores da pátria, só que a cidade continua em total desprezo. 

Praça

A praça Joaquim Leitão no Jardim Queiroz em Patos passa por total reforma. Até o final do mês o prefeito Nabor Wanderley pretende concluir os trabalho e devolver com muitas surpresas para os moradores daquela localidade. É só aguardar.

Denuncias

Não é nada difícil de encontrar quase todos os dias nas paginas dos jornais o nome do atual prefeito de Catingueira Edvan Félix. Pior que em nenhuma das vezes é lhe elogiando e sim lhe denunciando por irregularidade administrativa. A mais recente foi na edição do último dia sete no Correio da Paraíba onde diz que a Justiça recebeu mais uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal contra o mesmo e outras seis pessoas e uma empresa privada. Todos estão envolvidos em desvio de recursos públicos repassados pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Pior que todos os dias chegam novas denúncias e o mesmo continua administrando sem sofrer nenhuma punição severa. Esse é o paraíso dos errados
.

Wilson Santiago


Quem andou espalhando que o prefeito Nabor Wanderley e toda sua cúpula irá votar com Wilson Santiago para senador, pode está repassando uma informação sem procedimento. Até o presente Nabor e Wilson não sentaram para selar tal acordo. Tudo vai depender, segundo uma fonte, de um dialogo aberto entre as partes, principalmente do compromisso de Wilson votar em Hugo Motta em algumas áreas de sua atuação. No popular. Troca de figurinhas.
 

Macaca da mão

O atual presidente da Assembléia Legislativo deputado Ricardo Marcelo (PSDB), bem sentou no trono, foi exonerando todos os ocupantes de cargos comissionados e direção do Poder Legislativo estadual. Só na primeira etapa 154 focaram sem a boquinha e esse número pode ultrapassar aproximadamente 500 servidores. Pior que muitas das vezes afastam 154 e se colocam 308 afilhados do esquema. Espera-se que com Ricardo, a coisa caminhe diferente. Vamos torcer
.

Por Osvaldo Medeiros