terça-feira, 4 de maio de 2010

Deputado Vitalzinho é internado às pressas em CG

Vitalzinho
(Foto: assessoria parlamentar)
NOTÍCIAS: 04/05/2010 - O deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB), foi internado às pressas na noite de ontem, segunda-feira (3) na Clínica Santa Clara, em Campina Grande.

De acordo com as primeiras informações, o parlamentar teria dado entrada na unidade médica após sentir fortes dores no estômago.

O diagnóstico preliminar seria gastroenterite.

O deputado, que é irmão do prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB), de Campina Grande, ele passou a noite na casa de saúde e deve ser submetido a uma bateria de exames já na manhã de hoje, terça-feira (4).

A doença

De acordo com informações veiculadas no site Boa Saúde, a gastroenterite é uma infecção causada por vírus (existem vários), que ataca o estômago e o intestino delgado. Normalmente a doença é breve, durando de 1 a 3 dias.

Causa

A gastrenterite é causada pela absorção de certos vírus. Os fluidos corporais de pessoas infectadas contêm o vírus até mesmo antes de os sintomas começarem. O vírus pode ser propagado através do contato direto com uma pessoa infectada (beijando-a ou apertando suas mãos, por exemplo) ou ao compartilhar copos, pratos, colheres, garfos, etc.

O vírus entra no estômago e intestino e inflama as mucosas destes órgãos que ficam temporariamente incapazes de exercer suas funções. O vírus pode fazer também com que o alimento se mova mais rapidamente através do canal gastrintestinal.

Algumas bactérias e outros pequenos organismos chamados protozoários podem causar infecções que apresentam sintomas semelhantes aos da gastroenterite.

Sintomas

- fadiga
- arrepios
- perda do apetite
- náusea
- vômitos
- dor no estômago
- diarréia
- febre baixa
- dores musculares

A doença pode se desenvolver através de um período de horas ou pode iniciar de repente, começando com dores no estômago, vômitos ou diarréia.

Diagnóstico

O médico verificará os sintomas, e pedirá exames de laboratório, quando necessário, para eliminar a possibilidade de doenças mais sérias e para detectar complicações, como a desidratação.

Clique aqui e saiba mais sobre a gastroenterite

Portal Correio