quarta-feira, 19 de maio de 2010

Serra pelo Nordeste; O tucano pediu ajuda a Padre Cícero para vencer eleição

Satellite
NOTÍCIAS: 19/05/2010 - O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, defendeu a transposição do Rio São Francisco nesta segunda-feira durante visita à cidade de Juazeiro do Norte, localizado ao sul do Ceará.

O tucano, no entanto, evitou temas polêmicos, como o resultado das últimas pesquisas de intenção de voto e a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas negociações para o desarmamento nuclear do Irã.

“Sou a favor da transposição e da revitalização. Aqui no Ceará nem começou. Foi definida como projeto ainda no governo no passado, mas mal saiu do papel. A transposição está nos estágios iniciais”, disse Serra, que chegou a Juazeiro com três horas de atraso.

O atual projeto de transposição do Rio São Francisco foi elaborado no primeiro mandato do governo Lula (2003-2006). Então ministro da Integração Nacional, o ex-governador cearense e atual deputado federal Ciro Gomes (PSB) esteve à frente da iniciativa. No segundo mandato de Lula (2007-2010), o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) assumiu o comando da pasta da Integração Nacional. Recentemente, Geddel e Ciro tiveram problemas para formação de alianças com o PT para eleição 2010.

As declaração do tucano foram feitas no Horto, ponto mais alto da cidade de Juazeiro do Norte, onde está localizada a estátua de padre Cícero, líder religioso que foi fundador da cidade no começo do século passado.Serra, que é católico, seguiu as tradições dos romeiros que visitam ao local. Recebeu uma fitinha para amarrar e fez um pedido. “Desejo felicidade para os meus netinhos”, disse. Ele admitiu também que pediu para ganhar a eleição presidencial.

O tucano também assinou com caneta esferográfica seu nome nome na estátua de Cícero, outra tradição adotada pelos romeiros que visitam o local. Serra elogiou o sacerdote, cuja fama nasceu por ter descoberto uma beata que transformava hóstia em sangue. Desmentido pelo Vaticano, Cícero, que depois foi prefeito e vice-governador, acabou excomungado da Igreja Católica.

“Ele era um homem avançado, preocupado com diversificação da atividade econômica e com o meio ambiente. Acima de tudo, era um grande líder espiritual”, disse Serra. Segundo o tucano, a visita à estátua servirá para “iluminar os próximos dias”. Ele está na reta final de negociação para a formação das alianças nos Estados. Em junho, também deverá ser definido o vice que comporá a chapa com ele.

"Ministro da Saúde"

Apesar de ter saído do Ministério da Saúde há oito anos e ter sido prefeito e governador de São Paulo, Serra vinculou seu nome à passagem pela pasta durante visita à cidade de Barbalha, onde visitou o Hospital São Vicente de Paula.

O tucano lembrou ter liberado R$ 14 milhões para execucação de obras no local. Cerca de 200 pessoas foram recebê-lo na frente do prédio do hospital. Um locutor anunciou o tucano como "eterno ministro da Saúde".


Ultimosegundo