terça-feira, 18 de maio de 2010

Em Sousa, Vital Filho diz que seria “uma honra muito grande” ter Raimundo Lira em sua chapa para o Senado

POLÍTICA: 18/05/2010 - A chapa do pré-candidato a Senador pelo PMDB Vital do Rego Filho já tem um suplente de sua preferência: o ex-senador Raimundo Lira. O assunto foi o tema principal das entrevistas concedidas por Vital Filho na cidade de Sousa, neste final de semana, por ocasião do Sousa Folia. Em várias oportunidades Vital Filho pôde comentar sobre a possibilidade de Lira ser seu suplente e se o assunto já vem sendo tratado no partido.

Vital confirmou que, nos últimos três anos, vem se acentuando uma aproximação entre ele, Veneziano, José Maranhão e Raimundo Lira. “Lira sempre participou das nossas campanhas, minha e de Veneziano, disponibilizando seu imóvel, às margens do Açude Velho, para a instalação de nossos comitês de campanha”, afirmou.

O pré-candidato lembrou que tanto ele como Veneziano sempre se colocavam contrários à resistência de Lira em retornar à política. “Nós fomos motivando Lira para que admitisse o retorno, o que começou a ser formatado no ano passado, quando o ex-senador atendeu nosso convite e do governador José maranhão para se filiar ao PMDB”.

Com isso, continuou Vital Filho, ele, Veneziano e José Maranhão passaram a trabalhar a possibilidade de Lira voltar à política e, mais recentemente, de ser seu companheiro na disputa por uma vaga de Senador. “Seria uma honra muito grande contar com Lira como companheiro para o Senado, pela experiência, pelos serviços prestados, pela identificação com a Paraíba, a partir de Campina Grande e do Sertão”.

Com Veneziano e Maranhão – Vital Filho afirmou que é chegado o momento de “avançar com esta formação” e que vai levar a Veneziano e a José Maranhão o desejo de ter Lira como companheiro de chapa para o Senado. “Vou levar o meu desejo ao conhecimento dos meus líderes e comandantes, José Maranhão e Veneziano, que são responsáveis diretos pelas conduções políticas das nossas ações”.

Vital Filho não poupou elogios ao ex-senador Raimundo Lira, que é natural do Sertão paraibano e que tem destacada atuação também em Campina Grande e região, como Senador e como empresário. “Não escondo de ninguém que, se pudesse contar com a experiência, a coerência, a conduta limpa de Lira como companheiro de chapa, diria que não teríamos meio caminho andado não, como se costuma dizer popularmente, mas estaria já com um grande percurso caminhado em direção ao Senado”.

Vital Filho reafirmou que tem “uma relação muito próxima com Lira”, lembrando que ele recebeu o voto e o apoio do ex-senador na campanha para deputado federal, em 2006. “Ele votou em mim para deputado federal e há mais de dois anos venho estimulando-o a retornar à vida pública”.

O pré-candidato a Senador pelo PMDB disse que o nome de Lira será muito bem visto dentro do partido. “Se a sugestão tiver a aprovação do governador, digo que vamos ganhar muito, por tudo o que Lira significa. Ele é um exemplo de homem público que, ao longo dos oito anos em que exerceu um mandato de Senador no Congresso Nacional, ocupou as principais comissões do Senado Federal e, mais que isso, tem a vida de homem público imaculada, num Congresso que vivia, è época, uma fase complicada, com a chamada Máfia dos Anões do Orçamento, e Raimundo Lira nunca teve o seu nome vinculado a qualquer irregularidade”.

No final, Vital Filho afirmou estar ansioso para comentar o assunto com Veneziano e José Maranhão. “Estou estimulado”, disse ele, para depois reafirmar o desejo de que os líderes peemedebistas aceitem a sugestão. “Nós somos pré-candidatos, e dependemos, ainda, do entendimento geral da chapa”, finalizou. ASCOM