quinta-feira, 13 de maio de 2010

Procuradoria Eleitoral pede nova cassação de Veneziano e do vice

POLÍTICA: 13/05/2010 - Se a situação do prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), de Campina Grande, já era complicada desde que ele foi cassado em primeira instância por causa do Caso Manarata, ficou ainda mais complicada nesta quarta-feira (12), depois que a Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE/PB) deu parecer contrário ao prefeito em uma outra ação, em que ele tinha sido inocentado em primeira instância.

O PRE/PB, contudo, pediu a cassação de Veneziano e de seu vice, José Luís Júnior (PSC), por abuso de poder político e econômico e condutas vedadas aos agentes públicos e agora o parecer segue para ser julgado por um juiz do TRE.

Trata-se de um processo da Coligação por Amor à Campina, encabeçada pelo deputado federal Rômulo Gouveia, em que o segundo colocado na eleição campinense denuncia uma série de irregularidades contra o peemedebista. A ação foi julgada improcedente em primeira instância e agora será julgada no Tribunal Regional Eleitoral.

E o parecer do Ministério Público Eleitoral ao TRE não é nada bom para Veneziano. A PRE diz que as irregularidades cometidas pelo prefeito justificam a aplicação das sanções de multa e cassação de diploma, e ainda a pena de inelegibilidade.

Rômulo denunciava a “distribuição graciosa de pontos de cultura sem qualquer critério, propaganda institucional contendo o trevo de quatro ‘Vs’, distribuição de fardamento escolar e concessão de gratificação em período proibido”.

No parecer assinado pelo procurador regional eleitoral em exercício, Yordan Moreira Delgado acata as denúncias e diz que é evidente o uso do trevo de quatro 'Vs' aos slogans utilizados na propaganda institucional e ao uso de cores e símbolos na propaganda institucional.
 
“Com base nos autos, Venezino Vital do Rego efetivamente adotou como símbolo de sua gestão a mencionada logomarca, de cores laranja e vermelho, representado por folhas, sem que tais símbolos guardem qualquer relação com o brasão municipal e as cores do referido município”, destaca.

A PRE/PB conclui que é inquestionável a intenção do administrador público em vincular a sua gestão com a logomarca do município, porquanto a utilização da letra V no trevo de quatro folhas, em nítida associação com o nome do prefeito.
 
E prossegue: “A prova dos autos é robusta e evidencia que a distribuição do fardamento escolar aos alunos da rede municipal ocorreu durante o período eleitoral e, ainda, que no fardamento dos servidores municipais também constava o símbolo em discussão”.

Já no que diz respeito ao slogan 'Campina Orgulho da Gente', divulgada no guia eleitoral do candidato Veneziano, o Ministério Público diz que é certo que a mencionada propaganda também foi utilizada nos receituários médicos, nos muros, bem como nas placas espalhadas na cidade de Campina. Q

uanto à campanha de vacinação contra a rubéola, contendo logotipos e marcas da administração atual, também se observa a presença do aludido slogan, embora não haja provas contundentes de utilização da campanha no período eleitoral.

O juiz do caso é João Ricardo Coelho, que após a análise do parecer deve pedir pauta para julgamento do caso pela corte eleitoral.


TRE/PB