sexta-feira, 14 de maio de 2010

Maranhão entrega equipamento no dia da padroeira da cidade e aposta no turismo religioso

CIDADES: 14/05/2010 - O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Araruna, localizado no Parque Estadual Pedra da Boca, foi inaugurado quinta-feira (13),pelo governador José Maranhão, ato presenciado por cerca de dez mil fiéis de municípios da Paraíba e Rio Grande do Norte, que assistiram ainda à missa em ação de graças oficiada pelo bispo Dom Lucena, da Diocese de Guarabira, auxiliado por 15 padres.

A celebração aconteceu justamente no dia da padroeira da cidade, a Virgem de Fátima, e contou com a participação da prefeita de Araruna, Wilma Maranhão; da deputada estadual Olenka Maranhão, do ex-deputado federal Benjamim Maranhão, além de vários prefeitos e vereadores da região e secretários do Governo do Estado. Ao final da missa, o governador entregou as chaves do santuário a Dom Lucena e em seguida descerrou a placa de inauguração da obra.

Estrutura –Desde a primeira etapa, construída em 2001, foram investidos mais de R$ 2 milhões no equipamento religioso. O santuário é constituído de anfiteatro, museu arqueológico, área de exposição de promessas dos fiéis e, no futuro, ganhará um amplo estacionamento além de iluminação completa de toda a área.

Um dos acessos ao santuário será pavimentado e os serviços já estão em fase de terraplanagem. A prefeita de Araruna, Wilma Maranhão, afirmou que “a cidade, a região e todos os romeiros ganharam uma importante obra que vai fortalecer o turismo religioso”.

Em crescimento – O governador José Maranhão, em entrevista, anunciou que o turismo religioso na Paraíba continuará crescendo com ações do governo atual. O Santuário de Fátima vai ganhar ainda um estacionamento e um sistema de iluminação. Áreas serão desapropriadas para que se possa melhorar a estrada e abrigar melhor os pequenos comerciantes que atuam no acesso vendendo comidas e lembranças religiosas.

Maranhão lembrou que em sua gestão anterior construiu o Santuário da Santa Fé, entre Arara e Solânea, restaurou o acesso e a Igreja da Guia, em Lucena, e várias outros templos religiosos como as igrejas de São Pedro Gonçalves e o Convento São Bento, em João Pessoa. Em Itaporanga, o governo pavimenta o acesso ao Cristo Redentor e em Patos restaura o monumento Cruz da Menina. O governador também anunciou que vai levar melhorias ao Memorial Frei Damião, em Guarabira, que terá estacionamento adequado.

Maranhão revelou que o turismo religioso cresce em todo o mundo e na Paraíba sem governo tem contribuído para isto, ajudando a geração de renda e de emprego. “A Paraíba precisa explorar seu potencial nesta área de turismo no Prodetur Nacional, vamos prosseguir nesse esforço de desenvolver a economia da Paraíba”, destacou.


Celebração no santuário
Em festa – O bispo Dom Lucena agradeceu ao governador pela obra do Santuário que tem capacidade para 10 mil pessoas, sendo três mil sentadas. O religioso afirmou que a Igreja e todos os fiéis estavam em festa, comemorando o monumento que faz crescer o turismo religioso. “Aqui, os peregrinos agora se sentem mais acolhidos e protegidos, com essa obra que hoje inauguramos, que abençoamos. Que todos possam vir aqui à Pedra da Boca se fortalecer da fé, da natureza, de tudo que Deus nos dá e nos remete para esse momento novo e de bênção”, declarou.

Muitos dos romeiros que frequentam o local procedem de municípios do Rio Grande do Norte. O Governo da Paraíba vai estimular os paraibanos a conhecerem as belezas do Parque Estadual Pedra da Boca, muito visitado por turistas estrangeiros.

O padre João Firmo, páraco de Araruna, será o administrador do Santuário. Ele destacou que “a obra grandiosa que o governador José Maranhão entrega enriquece a fé do povo católico, fortalece o turismo religioso da região”. A romaria acontece a dezenas de anos todo dia 13 do mês.

Padre Nilson Nunes, secretário executivo do Desenvolvimento Humano, afirmou que Araruna e região está de parabéns pela inauguração do Santuário de Fátima. “Um grande investimento que o governador fez, iniciado em 2001 e interrompido durante os seis anos do governo passado. Nenhum governador, na história da Paraíba, fez tanto pelo turismo religioso como o governador Maranhão”, disse.

O lugar – O Santuário foi construído no Parque Estadual Ecológico da Pedra da Boca, idealizado por Maranhão em sua gestão anterior. No local também foi projetado o Memorial da Pedra do Letreiro, com suas inscrições rupestres. Em outubro de 2009, Maranhão assinou a ordem de serviço para conclusão das obras.


Maranhão doou imagem
Nesta segunda etapa das obras, o atual governo investiu R$ 1,1 milhão, recursos do Tesouro do Estado. Foram realizados pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan), serviços no piso, recuperação das arquibancadas, da iluminação e o monumento para abrigar a santa. Ainda foram construídas instalações para lojas de artesanato e de artigos religiosos. Um outro benefício futuro será a construção de um amplo estacionamento, obra que será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O sítio arqueológico é muito visitado por pesquisadores do mundo inteiro. Um outro aspecto da região é o turismo de aventura, com a prática de esportes radicais. Milhares de fiéis do Rio Grande do Norte viajam todo mês a Araruna para participar das missas ali celebradas. O conjunto religioso e a preservação ambiental do local vão possibilitar o incremento do desenvolvimento turístico da região do Curimataú e proporcionar uma interação e parceria entre os governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Josélio Carneiro, com fotos de manodecarvalho, da Secom-PB