domingo, 13 de dezembro de 2009

Monteiro sediará festival da cultura popular da região do Cariri paraibano

Festival terá o nome de Zabé da Loca

CULTURA: 13/12/2009 - Imagem: arquivo - O município de Monteiro será sede do Festival de Cultura Popular da região do Cariri Paraibano, que acontecerá entre os dias 13 a 17 de janeiro de 2010, com oficinas de dança, pífano, teatro, artesanato e culinária regional. Na programação também estão previstas palestras sobre diversos temas relacionados à importância da cultura na vida do cidadão.

O festival homenageará a cantora de pífano Zabé da Loca. Serão proferidas várias palestras, entre elas: a Cultura do Repente, ministrada pelo repentista Oliveira de Panelas; Cultura Popular, proferida por representantes do Centro Nacional do Folclore e Cultura; uma palestra, direcionada ao teatro ministrada pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos. O poeta Pedro Nunes Filho abordará o tema “O Cariri Ontem e o Cariri Hoje”.

Dentre as apresentações já estão confirmadas bandas de pífanos, coco de roda, mazurca, entre outras manifestações da cultura popular.

No palco principal, o público terá a oportunidade de presenciar shows com Sandra Belê, Biliu de Campina, Niedson Nill, Joaquim Izidro, além das apresentações de Oliveira de Panelas, Zabé da Loca e o espetáculo com o ator global, Luiz Carlos Vasconcelos.

Na estrutura do evento, será montado um palco principal, um espaço destinado para feira de artesanato e um circo, onde durante quatro dias, haverá apresentações da Companhia de Artes da Jubalite.

A programação oficial estará sendo divulgada na próxima semana. O Festival homenageará a pifeira Zabé da Loca, por ser uma das principais referências da região no gênero artístico popular. WSCOM