terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ausência do Estado faz com que milhões de m3 de água sejam desperdiçados; enquanto há sede na região

REGIONAL:Encontro da Associação de Vereadores do Alto Sertão Paraibano (AVASP), realizado nas dependências da Câmara Municipal de Cajazeiras, na última sexta-feira (04), tratou de assuntos de interesse da população de toda região e, Bacia do Rio do Peixe, Alto Piranhas e, ribeirinhos ao longo do curso.

Naquela oportunidade, inúmeras autoridades regionais e do Estado compareceram ao mencionado evento, o engenheiro agrônomo Dr. Adalberto Nogueira bastante conhecedor dos assuntos hídricos, pluviométricos e inclusive do tempo, foi o primeiro convidado que informou para uma platéia atenta e preocupada com a armazenagem, distribuição e uso dos recursos naturais, ele citou os pontos principais em sua opinião: “salinização, mau uso, sangrias”.

Adalberto falou da necessidade de construir novas pontes e pontilhões, além de cerca de cinco passagens molhadas na região perimetral no canal de escoamento do reservatório ‘Lagoa do Arroz’ que leva o nome do saudoso Vicente de Souza Barreto inaugurado pelo então presidente da época José Sarney em meados de 89.

O autor da propositura – vereador Júlio Neto de Santa Helena, uma das quatro cidades que utilizam ás águas daquele importante reservatório informou que além do mencionado canal da sangria outros afluentes estão assoreados, o mato toma conta das margens do canal, formigueiros se instalaram entre as placas estruturantes de cimento, que ladeiam todo o curso destruindo algumas, sendo utilizados tubos como verdadeiras “gambiarras” após destruição total de certos trechos que a nossa reportagem registrou ‘in loco’ com autoridades que visitaram toda extensão.

O parlamentar Júlio Neto, preocupado com a situação das pessoas que verdadeiramente necessitam de terra para produzir informou que lá já houve plantações de árvores frutíferas, hoje, só abandono e tristeza. O presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus, uma das cidades que utilizam ás águas do reservatório ressaltou que uma comissão foi formada por três pessoas que lutam pela organização e junção dos poderes constituídos a fim de encontrar um entendimento e levar melhorias aos ribeirinhos, Jocerlan preocupado com ações indevidas de pessoas que ali “vivem”, informou que o barramento (barragem) do rio poderá causar enormes transtornos na época das chuvas, período que se avizinha, “é preciso agir o quanto antes, que nós não fiquemos inertes esperando pelo governo, podemos fazer nossa parte, mas que façamos o quanto antes”, esclareceu o parlamentar bom-jesuense.

Humberto Gomes do Nascimento – vereador em São João do Rio do Peixe ressaltou que é necessária a construção de uma ponte, pois na época das chuvas o alunado sofre para vir a Cajazeiras (dirigindo a palavra a Jeová), que prestava atenção em sua fala, “já participamos de vários encontros e debates com secretários e órgão do Estado, na hora, fica tudo resolvido, de boca, fica tudo resolvido”, afirmou Humberto. Já em relação a um pequeno grupo de policiais florestais que apareceu outrora, o vereador informou que apenas apanharam folha secas do chão e nada mais, partindo sem deixar saudades.

O presidente do Legislativo bom-jesuense se posicionou dizendo que os proprietários de lotes daquele perímetro não tiram sequer um formigueiro que aparece, “eles são capazes de chamar o Estado para resolver? Indagou Jocerlan Guedes de Aquino. Deputado Jeová afirmou que os problemas são visíveis, “eles são reais o governador tem conhecimento e tomará as providências, precisamos nos reeducar em relação ao uso dos recursos naturais, temos o produto aqui, ele é muito caro, a água é um produto muito caro” ressaltou o deputado petista.

A Secretária de Agricultura e Abastecimento do Município de Cajazeiras – Maria de Fátima Freitas “Dodô” informou que um estudo sobre como organizar os manejos com o precioso líquido será uma solução eficaz, para resolver parte da problemática, “o uso desordenado dos recursos por parte dos agricultores e famílias que se utilizam da água daquela reserva hídrica não é o mais adequado, temos que ter consciência em relação ao uso exagerado com os recursos”, por fim Dodô ressaltou que há muitos impasses e possivelmente estejam longe de resolver problemas ali, pois o referido reservatório é localizado ocupando perímetros de quatro municípios: Santa Helena, Bom Jesus, São João do Rio do Peixe e Cajazeiras, “um fica empurrando pro outro e, assim o tempo passa”, finalizou a secretária.

Após término do encontro um grande número de autoridades tomou rumo para visitar a “Lagoa do Arroz”, Talita Gabrille Aragão, gerente regional da bacia hidrográfica foi junto com a comitiva e observou “in loco” todas as reclamações queixosas dos presentes ao mencionado evento. O prefeito Léo prestou atenção e, em curtas palavras disse; “quero dizer da importância desse evento, desse encontro da (AVASP), que é importante a conservação do Canal da Lagoa do Arroz, dos problemas o governador tem conhecimento “in loco” precisamos recuperar as estradas que dão acesso á Lagoa do Arroz que passaram cerca de vinte anos sem manutenção de qualidade, a nossa parte estamos fazendo Dodô está autorizada a recuperar essas estradas secundárias como já está fazendo”, finalizou.

Já no dia seguinte, sábado (05), com a visita do governador o prefeito Léo e demais autoridades interessadas no assunto entregaram documentação ao chefe do executivo estadual que atesta todas as reivindicações. Da redação