quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O Universo: Deus e a Ciência.

VÍDEO: 31/12/2009 - O vídeo “O Universo Conhecido”, do Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History), nos leva ao questionamento inevitável: Deus ou Ciência – é possível aceitar cabalmente só uma explicação? É muito bonito. Partindo do Himalaia, onde ficam as montanhas mais altas da terra, incluindo o Everest, a animação computadorizada nos leva até os limites extremos do Universo, isto é, da parte que conhecemos dele. No vídeo saímos pela atmosfera terrestre e entramos pelo espaço negro como breu, originado no Big Bang. É possível ver cada estrela, planeta, quasar e galáxia. O filme foi feito a partir do mais completo mapa “das estrelas” existente, o Atlas Digital do Universo, que é mantido e atualizado por astrofísicos do Museu Americano de História Natural. Deus ou Ciência? Depois de ir e voltar até os confins de tudo o que conhecemos, duas posições surgem:
  1. Sabemos muito. O conhecimento científico amplia nossos horizontes e consegue nos levar até mesmo a lugares aonde a Física nunca será capaz de nos levar. e...
  2. Ainda sabemos muito pouco perto do todo. O próprio vídeo mostra isto.
Portanto, acreditar exclusivamente em uma ou outra das explicações é ingênuo e insuficiente. Como diria o mais famoso cientista de toda a história, o físico Albert Einstein, que acreditava em Deus e foi fundamental para o conhecimento científico que hoje temos: “A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado... A imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando vida à evolução.”