quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

James Kipsang é bicampeão da São Silvestre

ESPORTES: 31/12/2009 - Sob um calor que ultrapassou os 30 graus, o queniano James Kipsang Kwambai conquistou o bicampeonato consecutivo da São Silvestre, nesta quinta-feira, em São Paulo, confirmou o domínio africano na tradicional prova de rua brasileira e obteve uma façanha. Desde 2000 um atleta não vencia a prova duas vezes seguidas - na ocasião, Paul Tergat proporcionara a dobradinha. Pelo segundo ano consecutivo, nenhum brasileiro subiu ao pódio.

Kwambai completou a prova em 44m40s, longe do recorde de Tergat, que vigora desde 1995 (43m12s). A vitória dele também ratificou a soberania queniana. Desde 1992, o país africano ganhou 12 vezes a disputa no masculino. Vale lembrar que, na prova feminina, Pasalia Kipkoech levantou o caneco.

Até hoje, na História da prova, o Quênia já cravou cinco dobradinhas, com vitórias no masculino e no feminino.

Em uma tarde quente em São Paulo, em que a umidade do ar bateu nos 53%, a corrida começou com a liderança do tanzaniano Martin Sulle nos quilômetros iniciais. Ele sustentou a ponta até pouco depois do fim do Elevado Costa e Silva, na altura do sétimo quilômetro de prova, quando foi alcançado pelo pelotão.

O grupo perseguidor, composto majoritariamente por atletas africanos, como Robert Cheruiyot e o próprio Kwambai, tomou a dianteira. Tricampeão da São Silvestre - em 2002, 2004 e 2007 -, Cheruiyot logo imprimiu ritmo forte e mostrou que estava forte para buscar o tetra. Nos dias anteriores à prova, ele confidenciou que tem como objetivo igualar o compatriota Paul Tergat como maior vencedor. Tergat triunfou cinco vezes, de 1995 a 2000.

Por volta do décimo quilômetro, na Avenida Rio Branco, Kwambai resolveu dar as caras. Atual campeão, o queniano de 26 anos disparou e abriu larga margem em relação aos concorrentes, já na região central da capital paulista.

A partir daí, número 1 da listagem geral provou por que detinha tal camisa. Kwambai manteve a ponta, subiu a Brigadeiro Luis Antônio com propriedade e amealhou mais uma conquista.

O segundo colocado foi seu compatriota Elias Chelimo. O tricampeão Cheruiyot completou os três primeiros. O melhor brasileiro foi Clodoaldo Gomes, que terminou em oitavo.

Veja a classificação final da prova masculina da São Silvestre:

1º- James Kipsang Kwambai (QUE) - 44m40s 2º- Elias Chelimo (QUE) - 44m58s 3º- Robert Cheruiyot (QUE) - 45m30s 4º- Diego Colorado (COL) - 45m32s 5º- William Naranjo (COL) - 45m36s 8º- Clodoaldo Gomes da Silva (BRA)- 46m40s.

Fonte: Paulo Roberto Conde/LanceNet