terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cajazeirenses são aplaudidos em São Paulo por artistas globais na I Mostra Mundo Maior de Cinema

CINEMA: 08/12/2009 – Imagem: Júnior Barreto - A noite da última quinta-feira (03), em Cajazeiras foi marcada pela entrega de prêmios ofertados pela TV Mundo Maior da cidade de São Paulo que é mantida pela Fundação Casas André Luiz, os mencionados prêmios, foram entregues dez troféus para os atores e atrizes de Cajazeiras que participaram do Projeto Mundo Maior de Cinema - Edição 2009, o evento se deu com apresentação teatral no recinto da Casa Espírita “Os Cirineus do Caminho”, localizada ao lado do Palácio das Laranjeiras nessa cidade.

O projeto Mundo Maior de Cinema foi lançado em fevereiro de 2009 como uma grande oportunidade a jovens cineastas de todo Brasil. Quem aceito o desafio, abriu as portas para a chance de produzir um curta-metragem, exibi-lo em uma mostra de cinema e participar de um longa-metragem muito especial.

Com “O Livro dos Espíritos” em mãos, os concorrentes trabalharam na transposição de trechos da obra de Allan Kardec para o formato de cinema. Entre todos os roteiros recebidos. Os oito melhores foram escolhidos e finalizados. Fez-se assim, a I Mostra Mundo Maior de Cinema, com produções de conteúdo educativo e temas relevantes para a construção de uma sociedade melhor, onde haja mais cooperação, compaixão, respeito ás pessoas e ao meio ambiente e mais espiritualidade, independente de qualquer religião.

Os jovens vencedores da Mostra seguem para a última etapa do Projeto Mundo Maior de Cinema, a realização em de 2010 de um longa-metragem que conta a história de um homem que faz uma análise de sua vida e, no decorrer da trama, entra em contato com os personagens dos curtas-metragens. Trechos dos curtas farão parte de “O Filme dos Espíritas” e irão contribuir para que o protagonista supere desafios e recomece a vida, encontrando um novo amor.

Ao todo, oito curtas foram rodados em diversas partes do Brasil, no Nordeste, a região sertaneja de Cajazeiras fora escolhida, e concorreram os seguintes filmes:

Perguntas ao Autor; Peixe do Ar; O Elo; Além da Janela; Um, Dois, Três...; Meus Cinco Minutos; Por Um Pouco mais De Liberdade; e Mamãe, Café e Água (rodado na região de Cajazeiras). Tema: Esperanças e Consolações (O Livro dos Espíritos – questões 920 a 933, 1011 a 1018). Roteiro: Anderson Rolim de Brito, Francisco Figueiredo e Ricardo dos Santos. Trama: Uma jovem mãe de família vive seu cotidiano recordando o dia do assassinato de seu marido. Correndo perigo de vida, é aconselhada pelo padre local e passa a entender a possibilidade futura, baseada no perdão, no presente.

PREMIAÇÃO:

1° lugar - Mamãe, Café e Água Categoria: FINALIZAÇÃO

1° lugar - Mamãe, Café e Água/ Além da Janela Categoria: MÚSICA

2° lugar - Mamãe, Café e Água Categoria: SOM DIRETO 2° lugar - Mamãe, Café e Água Categoria: MONTAGEM Categoria: ATOR COADJUVANTE 1° lugar - Felipe Falanga - Perguntas Ao Autor 2° lugar - Francisco Hernandes - Mamãe, Café e Água 3° lugar - Anacleto de Sousa - Mamãe, Café e Água Categoria: ATRIZ PROTAGONISTA 1° lugar - Sandra Corveloni - Além da Janela 2° lugar - Poena Vianna - Meus Cinco Minutos 3° lugar - Larissa Mayara - Mamãe, Café e Água 2° lugar - Mamãe, Café e Água Categoria: DIREÇÃO DE ARTE 2° lugar - Mamãe, Café e Água Categoria: ROTEIRO 2° lugar - Mamãe, Café e Água Categoria: FILME DE CURTA-METRAGEM. Da redação