quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Descontrole emocional de agente municipal poderá tomar outros rumos em Cajazeiras/PB

CIDADES: 10/12/2009 – Imagem: arquivo - Na tarde da última sexta (04), um caminhão descarregava mercadorias numa loja de retalhos na Praça Coração de Jesus (Praça dos Táxis), centro comercial de Cajazeiras/PB, momento pelo qual, Manoel Taxista retornava de corrida e aguardava fora da área reservada para taxistas a saída do referido caminhão, de forma que não caberia aquele veículo pesado e demais veículos menores dentro do mesmo espaço. Em dado momento ouvi-se gritos de um agente de trânsito ordenando o taxista para retirar o veículo do local onde o mesmo aguardava para entrar à praça, mas Jonas, o guarda de trânsito não hesitou e mandou que Manoel saísse de lá, pois iria multá-lo, agente e taxista por pouco não entram em “vias de fato”, não ocorreu. Segundo nos informou alguns colegas do taxista, “o agente já veio mandando ele retirar o carro e ponto! A multa foi aplicada para irritação do taxista.

Quando tudo parecia ter sido dado por encerrado, na segunda-feira seguinte, segunda (07) que passou, Manoel Taxista resolveu ligar para o Programa Boca Quente e informar do acontecido ao grande público daquele programa. Um dos apresentadores do mencionado programa já havia sido vítima do agente em outra oportunidade e deu sua versão ao atendimento costumeiro de Jonas (foto), em seguida o agente usa o telefone e liga ao vivo durante o programa dizendo ter em seu poder uma fita gravada, onde tenta coagir o apresentador ameaçando-o de revelar o conteúdo da fita, numa tentativa de desvirtuar a atenção doso ouvintes.

A nossa reportagem procurou o Senhor Antônio Wilson de Lacerda, para maiores detalhes sobre a referida fita que Jonas afirmou tê-la. “Wilson Furtado” como é conhecido revelou que num determinado dia trafegava pela Rua Barão do Rio com três filhos no interior de um veículo de sua propriedade, o mesmo deixava um deles na faculdade e, percebeu que havia alguns cones ao lado daquela via pública, mesmo assim a referida rua não estava totalmente interditada, ele pensou ser obras da companhia de águas do Estado, logo mais à frente encontrou com Jonas, numa rotatória existente nas proximidades do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, sendo abordado por Jonas, da mesma maneira grosseira o agente afirmou que iria multá-lo, Wilson pediu para o agente que não o fizesse, porém havia de deixar o filho na faculdade e retornou pelo mesmo caminho, o agente não mais estava.

Após se perguntar por diversas vezes, Wilson se dirigiu até á SCTRANS para tentar falar com o agente, o mesmo se recusou, a vítima de abuso de autoritarismo pediu licença e foi até a cantina procurar saber por que o rapaz havia multado-o, Jonas afirmou que não teria multado naquela hora, Wilson ficou agradecido, mas o agente visivelmente transtornado avisou, “não te multei àquela hora, mas agora vou te multar mesmo”, foram às palavras do agente segundo nos informou o apresentador.

Jonas se mostrava bastante nervoso e emocionalmente transtornado, se dirigiu até a residência de Wilson e aplicou a multa num veículo estacionado, que nem era o veículo da vítima, pois, o veículo ainda permanecia estacionado nas proximidades da SCTRANS, numa imposição de mostrar que ele era a autoridade ali. A fita pela qual Jonas afirmou tê-la foi gravada por repórter nas horas vagas que estava nas dependências daquela secretaria de Trânsito de Cajazeiras, no momento do fato. O problema maior em cidades do porte de Cajazeiras é justamente a falta de profissionais capacitados para atender bem e/ou melhor, a sociedade que contribui com seus impostos. Da redação