AUTOS: 21/03/2010 - Saiba tudo sobre o novo modelo do Fiat Uno.
Imagem capturada pelo blog Novidades Automotivas mostra o novo Uno sem qualquer disfarce, em sua versão intermediária
O segredo do novo Fiat Uno acabou. Depois de muito tempo de investigação por parte da imprensa mundial, os últimos detalhes do carro foram divulgados neste domingo (21) por meio do blog Pit Stop Brasil. De acordo com a publicação, um consultor de uma concessionária da Fiat publicou o catálogo oficial do carro em um fórum da web. Nele, é possível saber todas as informações do compacto.
Inicialmente, o novo Uno será lançado apenas na configuração de quatro portas, conforme diz o documento. Este estará disponível em quatro versões: Vivace e Way 1.0 e Attractive e Way 1.4. A primeira é a versão de entrada e será lançada em uma configuração bem básica, a fim de contribuir para o preço competitivo que o modelo promete ter no mercado, algo em torno de R$ 28 mil. Destaque para as rodas de ferro de 13”, com calotas e pneus 165/70R13, além de relógio digital, dois porta-copos e para-choques sem pintura.
Inicialmente, o novo Uno será lançado apenas na configuração de quatro portas, conforme diz o documento. Este estará disponível em quatro versões: Vivace e Way 1.0 e Attractive e Way 1.4. A primeira é a versão de entrada e será lançada em uma configuração bem básica, a fim de contribuir para o preço competitivo que o modelo promete ter no mercado, algo em torno de R$ 28 mil. Destaque para as rodas de ferro de 13”, com calotas e pneus 165/70R13, além de relógio digital, dois porta-copos e para-choques sem pintura.
Catálogo revela as versões e os opcionais disponíveis para o novo Uno
A versão intermediária Attractive possui mais itens, como porta-óculos e bancos com acabamento estilizado. As rodas são de 14” e os para-choques são na cor do carro. A versão Way, que estará disponível com os dois motores, trará seu apelo aventureiro com para-lamas de plástico e rack no teto. Além disso, é acrescido de pneus de uso misto.
Não haverá airbag duplo ou freios ABS de série em nenhuma das versões, e itens como direção hidráulica, ar-condicionado e CD-Player com MP3 serão opcionais. As dimensões em relação ao antecessor também foram reveladas. A nova geração tem 8 cm a mais de comprimento, com 3,77 m. A largura é de 1,63 m, enquanto o entre-eixos mede 2,37 m e a altura é de 1,48 m, 4 cm a mais que a versão atual.
Não haverá airbag duplo ou freios ABS de série em nenhuma das versões, e itens como direção hidráulica, ar-condicionado e CD-Player com MP3 serão opcionais. As dimensões em relação ao antecessor também foram reveladas. A nova geração tem 8 cm a mais de comprimento, com 3,77 m. A largura é de 1,63 m, enquanto o entre-eixos mede 2,37 m e a altura é de 1,48 m, 4 cm a mais que a versão atual.
Nesta imagem, destaque para desenho das calotas, rodas e do novo painel de instrumentos
Sobre os motores e demais itens
O motor 1.0 do Uno nada mais é do que o atual Fire utilizado na linha Fiat, mas com modificações para melhor atender as normas de emissão. Agora, ele rende 70 cv com gasolina e 71 cv com álcool, uma melhora de 5 cv em relação a versão atual. O torque é de 9,4 kgfm a 4.750 rpm. O chicote de injeção traz novo layout, enquanto a bomba de água é a mesma do Punto T-Jet.
O motor 1.0 do Uno nada mais é do que o atual Fire utilizado na linha Fiat, mas com modificações para melhor atender as normas de emissão. Agora, ele rende 70 cv com gasolina e 71 cv com álcool, uma melhora de 5 cv em relação a versão atual. O torque é de 9,4 kgfm a 4.750 rpm. O chicote de injeção traz novo layout, enquanto a bomba de água é a mesma do Punto T-Jet.
Medidas do novo Uno, conhecido como projeto 327, e os detalhes do motor Fire 1.4 EVO
Leia mais
Já o propulsor Fire 1.4 Evo passou por maiores evoluções, com a adoção do variador de fase contínuo, que diminui a emissão de poluentes. Produzido em Betim, o motor traz uma centralina com nova calibração, para privilegiar o consumo de combustível. A potência, porém, é a mesma de 85 cv e 86 cv, com gasolina e álcool, respectivamente. O torque máximo é de 12,5 kgfm.
As imagens revelam, por fim, o desenho das rodas e calotas de todas as versões. Também revelam o painel de instrumento de todas as versões. O mais básico não traz conta-giros, que é adotado de um tamanho bem pequeno ao lado esquerdo do velocímetro nas demais versões. Um pequeno mostrador digital mostra os demais dados. Um controle de instrumentos trará comandos variados no volante. Bancos e nova suspensão traseira, do tipo eixo de torção também aparecem detalhados.
As imagens revelam, por fim, o desenho das rodas e calotas de todas as versões. Também revelam o painel de instrumento de todas as versões. O mais básico não traz conta-giros, que é adotado de um tamanho bem pequeno ao lado esquerdo do velocímetro nas demais versões. Um pequeno mostrador digital mostra os demais dados. Um controle de instrumentos trará comandos variados no volante. Bancos e nova suspensão traseira, do tipo eixo de torção também aparecem detalhados.
Projeções exclusivas de Autoesporte revelam o desenho da nova geração do compacto da Fiat
O modelo terá agora 13 opções de cores, com destaque para dois tons bastante chamativos. Amarelo citrus é uma cor sólida bastante chamativa, enquanto o Verde box, metálico, faz lembrar o cor de lançamento da primeira geração do Palio no Brasil. Ainda há outros tons de verde e azul. Com data de lançamento marcada para maio, agora é só esperar a chegada do hatch ao mercado nacional, que está muito badalada desde já.
Siga @autoesporte no Twitter e confira todas as notícias do site, além de conteúdo exclusivo e interação com a nossa equipe!
Siga @autoesporte no Twitter e confira todas as notícias do site, além de conteúdo exclusivo e interação com a nossa equipe!
Versão aventureira Way será lançada com motores 1.0 e 1.4.
Fonte: Ricardo Tadeu / Auto Esporte