segunda-feira, 29 de março de 2010

Quatro senadores reassumem mandatos na próxima semana

POLÍTICA: 29/03/2010 - Com a exigência da desincompatibilização para a disputa das eleições em outubro, quatro senadores eleitos em 2002 e que ocupam cargos executivos reassumem seus mandatos na próxima segunda-feira (5). São eles os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, das Minas e Energia, Edison Lobão, e das Comunicações, Hélio Costa, além do secretário de Educação do Tocantins, Leomar Quintanilha - o primeiro do PR e os três outros do PMDB.

Com a posse dos titulares, os suplentes João Pedro (PT-AM), Lobão Filho (PMDB-MA), Wellington Salgado (PMDB-MG) e Sadi Cassol (PT-TO) deixarão o Senado. Alfredo Nascimento deve disputar o governo do Amazonas; Edison Lobão deve disputar a renovação do mandato de senador; Hélio Costa deve concorrer ao governo de Minas Gerais; e Leomar Quintanilha deverá tentar a renovação do mandato de senador.

A exigência de desincompatibilização seis meses antes da eleição se aplica a quem ocupa cargo no Executivo, à exceção de presidente da República, governadores e prefeitos. A data limite para a renúncia é o dia 3 de abril. Por isso, os senadores titulares reassumem na segunda-feira, dia 5.

Suplentes

Os senadores Mauro Fecury (PMDB-MA), Roberto Cavalcanti (PRB-PB), Gim Argello (PTB-DF), José Nery (PSOL-PA), João Tenório (PSDB-AL), Neuto de Conto (PMDB-SC), Adelmir Santana (DEM-DF) e Paulo Duque (PMDB-RJ) também são suplentes, mas permanecerão no Senado porque os titulares dos mandatos de senador renunciaram. 

Acir Gurgacz (PDT-RO) continua porque o titular, Expedito Júnior, foi cassado pelo TSE. Valter Pereira (PMDB-MS), Antônio Carlos Júnior (DEM-BA) e Gilberto Goellner (DEM-MT) continuam porque os titulares de seus mandatos, Ramez Tebet, Antônio Carlos Magalhães e Jonas Pinheiro, morreram.
Cezar Motta / Agência Senado