terça-feira, 23 de março de 2010

Africanos são presos em flagrante aplicando golpe do “dólar negro”

POLICIAL: 23/03/2010 - Um golpe aplicado normalmente por turistas acaba de chegar à Capital. É o golpe conhecido por “dólar negro”. Na manhã desta terça-feira (23) dois africanos da Costa do Marfim foram presos enquanto negociavam o dinheiro falso em um flat no Cabo Branco em João Pessoa.

Após uma denúncia, a Polícia Rodoviária Federal e o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE) prenderam em flagrante os acusados de estelionato. Os africanos prometiam vender US$ 600 mil por US$ 500 mil. Animados com a lei da vantagem algumas pessoas acabavam caindo no golpe que resultava em diversas notas falsas.

O “dólar negro” nada mais é do que uma porção de papel cortado em formato de cédulas e pintados com uma tinta de cor escura. Os golpistas diziam às vítimas que com uma determinada substância as cédulas ficariam limpas. O motivo da camuflagem seria porque elas teriam sido desviadas de projetos africanos desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Após vender as notas falsas e as substâncias para a limpeza os golpistas fugiam do país e o comprador ficava com um grande prejuízo quando descobria que as notas não passavam de papel sujo.

Os acusados foram encaminhados para a delegacia do GOE em João Pessoa. Este golpe é normalmente aplicado no Sudeste e Centro-Oeste do país. Fonte: PRF/PB1/SSP/PB