sexta-feira, 26 de março de 2010

"PB é destaque no PAC e Conselho é ação inovadora", diz ministro

PARAÍBA: 26/03/2010 - Após dois anos constando no último lugar do ranking de execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Paraíba passou a ocupar o topo da lista entre todos os Estados brasileiros. 

A informação foi comentada na manhã desta sexta-feira (26) pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que visita o Estado para fiscalizar o andamento dos investimentos do Governo Federal e lançar o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social.

Ele recebeu a reportagem da Rede Paraíba de Comunicação ao desembarcar de Brasília no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, e disse estar muito satisfeito com o desempenho da Paraíba devido à evolução positiva apresentada pelo Estado no último ano. A informação sobre o ranking tem como base dados da Caixa Econômica Federal.

Uma iniciativa que pode contribuir ainda mais para o desenvolvimento local, segundo o ministro, é a atuação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, que toma posse nesta manhã no Hotel Tambaú, em João Pessoa. O órgão executivo, de caráter consultivo, é composto por representantes da sociedade civil organizada (comércio, indústria, universidades e sindicatos de trabalhadores), que se reunirão para discutir e fazer sugestões diretamente às secretarias para que o Governo do Estado decida se vai executá-las com seus próprios recursos. 

A instituição do Conselho foi considerada inovadora pelo Alexandre Padilha, devido à resistência que muitos governadores têm em receber orientações ou aconselhamentos. Na entrevista, o ministro parabenizou o governador José Maranhão por ter acatado a ideia. “O papel do Ministério das Relações Institucionais neste Conselho será o de contribuir com uma troca de experiências políticas”, comentou Padilha.

Desempenho do PAC

Aproveitando a ocasião, o ministro ainda tem uma longa agenda de visitas às obras que recebem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. “Como disse Francisco Sarmento (coordenador do PAC na Paraíba), quem engorda o boi é o olho do dono”, comentou de forma bem humorada sobre a vistoria. Segundo ele, o Governo Federal está investindo na aproximação entre seus ministérios e as obras nos Estados com o intuito de agilizar as execuções e fiscalizar se os recursos estão sendo bem aplicados.

Na programação, há um sobrevoo pelas obras da Translitorânea e do Centro de Convenções, em João Pessoa. Já em Campina Grande, ele conhece as obras do Hospital de Trauma e da construção de residências no bairro do Araxá. Por fim, ele passa pelo município de Patos, onde participa da inauguração da reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas em 2009. Por Karoline Zilah