quinta-feira, 25 de março de 2010

Quadrilha institui toque de recolher e cobra 'mensalidade' em favela


Quadrilha foi detida durante operação do 5º BPMQuadrilha foi detida durante operação do 5º BPM


POLICIAL: 25/03/2010 - Foto: Francisco França - Até que ponto uma família carente, que mal tem recursos para se alimentar, pode chegar para se proteger da criminalidade? A triste realidade foi constatada na Favela do Taipa, localizada no bairro Costa e Silva, em João Pessoa, onde uma quadrilha obrigava os moradores da comunidade a pagar uma mensalidade de R$ 200 para não expulsá-los de seus casebres.

Além disto, o grupo promovia terror diariamente à noite implantando um “toque de recolher” para que os assaltantes e traficantes pudessem dominar as ruas.

A ação dos criminosos foi desarticulada na manhã desta quinta-feira (25) durante uma operação do Serviço de Inteligência do 5º Batalhão da Polícia Militar e da Força Tática, que conseguiram prender quatro adultos e apreender um menor de idade acusados de “provocar intenso terror, cobrando pedágio e instituindo toque de recolher” na Favela do Taipa.

Quem explicou como a quadrilha agia foi a tenente Letícia, do 5º BPM, que participou da operação. As investigações tiveram início há três meses, a partir de denúncias anônimas de moradores da comunidade. Um comerciante chegou a relatar que tinha que pagar a mensalidade de R$ 200 aos bandidos. Caso se recusasse, sua casa seria invadida e demolida. Isso chegou a acontecer com outras famílias que residiam no bairro.

“Constatamos que havia várias casa derrubadas. A quadrilha expulsava os moradores que não concordassem com as imposições”, comentou a tenente Letícia. O mais chocante, segundo ela, é que estas famílias já sobrevivem com poucos recursos e ainda tinham que retirar grande parcela de seus rendimentos para servir à bandidagem.
Além destas acusações, o grupo é apontado como responsável por praticar pequenos assaltos e traficar drogas. Na operação, foram recuperadas com um adolescente de 14 anos uma moto roubada e três armas, que estavam escondidas na residência dela. Com outro bandido, a polícia encontrou pedras de crack e dinheiro, o que configurou a prática de tráfico.

Estão detidos: Flávio Ferreira Heleotério do Nascimento, o “Vinho”, de 19 anos, que seria o líder da quadrilha; Sergiano José da Silva (“Boi”), de 18 anos, que confessou o roubo da moto; Wasghinton Martins dos Santos, de 18, encontrado com a droga; Rafael Xavier da Silva, de 18 anos, o “Rafa”; e um adolescente de 14 anos, com quem estavam as armas.

Flávio, o líder, já cumpriu medida socioeducativa no Centro Educacional do Adolescente (CEA) por assalto e porte ilegal de armas. Os acusados não confessaram à Polícia Militar que participavam dos crimes relatados, mas também não resistiram à prisão e já foram reconhecidos pelos moradores da Favela do Taipa.

Todos foram encaminhados à 8ª Delegacia Distrital para prestar depoimento ao delegado Gustavo Santos Carletto, que deverá autuá-los por assalto e tráfico, entre outros delitos. Fonte: Karoline Zilah