domingo, 21 de março de 2010

Liberado pelo TSE, marketing político eletrônico é sensação na Paraíba

INTERNET: 21/03/2010 - Os pretensos candidatos a cargos políticos nas eleições do ano em curso já contam com o apoio de mais um auxilio tecnológico. Trata-se do Marketing Político Eletrônico (MPE) que foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da nova Lei Federal Nº. 2.034/2009, que permite aos candidatos o uso da internet e das mídias digitais como ferramentas de interação com os eleitores nas eleições de 2010.
 
Essa inovação, que começou a ser mais difundida depois da eleição de Barack Obama, em 2008, para presidente dos Estados Unidos da América (EUA), tem a permissão da legislação com relação ao uso dos blogs, redes sociais e os diversos meios eletrônicos devidamente registrados no TSE.
 
De acordo com Aleksandro Maracajá Correia, diretor de projetos da empresa paraibana Plugmídia, do Group Integrando Tecnologia aos Negócios Zw3|Ativaweb|AtivaSystems, que está oferecendo esse tipo de serviço, a proposta tecnológica vem tendo aceitação da não só na Paraíba, mas em vários estados nordestinos e também em Brasília e no Rio de Janeiro. “Aqui no Estado já estamos em negociação para contratação dos nossos serviços com prováveis candidatos dos quatro grandes grupos políticos locais, maranhista, cicerista, ricardista e cassista”, contou ele. "Por meio do Bluetooth marketing, os políticos vão poder mostrar suas propostas em tempo integral", destacou Aleksandro, acrescentou que essa é a maior aposta da empresa especializada, no que se trata de marketing político. Ele também informou que a grande inovação do serviço é o uso dos celulares como meio de divulgação do marketing político.
 
Para o empresário, outro grande diferencial desse tipo de divulgação eletrônica é a preocupação com as questões sócio-ambiental. “Olhando por esse lado, o meio-ambiente também será favorecido pelo o candidato, que ainda economizará com gráficas para imprimir seus santinhos de papel, com carros de som para transmitir sua música de campanha, etc.”, destacou Aleksandro, lembrando que o político também contará com toda a divulgação de seus materiais publicitários, através de mensagens enviadas aos seus eleitores ou possíveis eleitores.
 
"Qualquer celular com o sistema bluetooth poderá receber os vídeos, santinhos, propostas e as músicas de campanha dos candidatos por meio de mensagem. Só é necessário estar ligado e com o sistema ativado", acrescentou ele lembrando que existam, em média, 2,6 milhões de celulares na Paraíba, o que traz uma grande vantagem ao candidato que utilizar essa tecnologia, pois além de baratear a campanha eleitoral, permite também que sejam enviadas doações de campanha através de SMS.
 
Contraponto
 
O cientista político, Ítalo Fittipaldi, avalia esse tipo de prestação de serviço inovador como uma nova etapa da sofisticação das campanhas, e isso reflete, segundo ele, na campanha do político contratante “como um maior profissionalismo e num trabalho menos personalista”.
 
Apesar da inovação, ele não vê os serviços eletrônicos como uma redução de gastos para os candidatos, diferente do que dizem as empresas que alegam que seus clientes terão menos custos, como por exemplo com gráficas. “Por um lado esse tipo de sofisticação é salutar, mas por outro lado tornará o processo mais caro. Pois, haverá uma transferência desses gastos para os serviços eletrônicos”, disse Ítalo Fittipaldi.
 
O cientista político afirmou que essa tendência aqui do Brasil é um caminho sem volta e cada pleito eleitoral se tornará cada vez mais especializada. “É o começo de um divisor de águas entre o marketing e as estratégias políticas de campanha”, frisou Ítalo. “Antes, o marketeiro contratado pelo político tinha que se basear nas estratégias da campanha. E esse novo serviço já é mais completo”, explicou Ítalo.
 
Ele complementou dizendo que esse tipo de serviço não é para atingir diretamente todas as classes sociais brasileiras, como ocorre nos Estados Unidos, e sim para algumas classes formadoras de opinião, e que atuarão como agentes multiplicadores. “Também é válido lembrar aos pretensos candidatos usuários desses serviços, que ele só surtirá efeito dependendo da estratégia de campanha, a exemplo de como o candidato vai atuar, como ele vai se comportar perante a população ou na apresentação de seu programa de governo”, complementou o cientista político.
 
Aceitação
 
O deputado federal Efraim Filho (DEM), que já utiliza no seu dia-a-dia as redes sociais como o Orkut e Twitter para interagir com os seus amigos, familiares, correligionários e eleitores, foi um dos parlamentares paraibanos a quem já lhe foi oferecido o serviço inovador e que também aprovou o uso desse Marketing Político Eletrônico. “Sou a favor do uso dessas novas ferramentas, pois elas deixam o diálogo cada vez mais aberto entre o agente político e os seus eleitores”, disse o parlamentar acrescentando que através dessas inovações a democracia também sofre uma transformação de ordem positiva.
 
O parlamentar fez também um alerta aos pretensos candidatos a disputarem vagas nas eleições deste ano, para que eles não dispensem o auxílio das novas tecnologias, se quiserem ser vitoriosos em seus projetos políticos. “Quem não resolver ‘abrir’ a cabeça, a mente para o novo, e não aderir às novas tecnologias, serão infelizmente ‘engolidos’ pelos seus concorrentes que já se utilizam dessas novas ferramentas tecnológicas”, frisou Efraim Filho. 
Da redação com PolíticaPB