quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Veneziano Vital reinaugura Feira da Prata em Campina Grande

CIDADES: 14/10/2009 - Imagem: arquivo - Numa solenidade que contou com a presença do governador José Maranhão, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (14), pelo prefeito Veneziano Vital, a nova Feira da Prata. A inauguração fez parte da programação comemorativa dos 145 de emancipação política de Campina Grande. Uma multidão prestigiou a inauguração, que representa a concretização de um sonho de mais de 40 anos.

A cerimônia contou com a presença de vereadores, prefeitos de várias regiões do Estado (Patos, Bayeux, Alagoa Nova, etc), secretários estaduais e municipais, deputados federais, deputados estaduais e do governador José Targino Maranhão, além de muitas outras autoridades e lideranças comunitárias.

O primeiro a discursar foi o presidente da Associação dos Feirantes da Prata, Francisco de Assis Cabral, que definiu o ato como “um momento ímpar na vida de todos os comerciantes ali instalados. Antes respirávamos poeira e vivíamos nas promessas feitas por muitos. O sonho virou realidade graças apenas à atual administração”. O Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha fez uma saudação às autoridades e ao público presente, destinando ainda uma bênção especial para que os feirantes possam ter dias de prosperidade nas suas atividades comerciais.

Em seguida, fez uso da palavra o vice-prefeito de Campina Grande, José Luiz Júnior, que elogiou a persistência do prefeito Veneziano Vital em concretizar aquilo que, durante longos anos, foi apenas um sonho. “O teu sonho se tornou realidade e Campina tem orgulho do teu governo”, afirmou. Logo depois, representando a Câmara dos Deputados, se pronunciou o deputado federal Vital do Rêgo Filho. Em discurso marcado pela emoção, Vitalzinho lembrou o seu empenho, ao lado do então senador José Maranhão, e do seu irmão, prefeito Veneziano Vital no sentido de lutar pela obras. “Trata-se de uma obra coletiva, sob o comando de Veneziano e com o apoio do nosso governador José Maranhão, numa ação de governo que bem demonstra a capacidade de investimento da Prefeitura Municipal de Campina Grande”, declarou Vitalzinho, que pediu ao irmão prefeito que perdoasse aos que o criticaram em relação à Feira da Prata. Por sua vez, o governador José Maranhão, além de elogiar e reconhecer o empenho do prefeito Veneziano Vital em concretizar a Feira da Prata, chegando a dizer que, como uma “boa imagem vale mais do que mil palavras”, quem conhece o novo espaço comercial da cidade se encanta com a sua grandiosidade e a sua importância: “a Feira da Prata não é apenas uma obra de pedra e aço, mas surge do coração daquele (Veneziano) que abraçou Campina por inteiro”. Ao final da solenidade, em seu discurso, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo disse que aquele era, tão somente, um momento de alegria e de consagração de todo um obstinado trabalho em prol da velha e esquecida Feira da Prata. Segundo ele, o momento não era de rancor em relação até mesmo aos que, movidos por interesses políticos, diziam ser a obra inviável e impossível de ser realizada. “Aqui fizemos algo que muitos prometeram, mas nada de concreto realizaram. Por isso, mesmo com a desconfiança de tantos que achavam ser ela impossível, aqui estamos entregando a Campina Grande uma obra que tem a marca do amor e da superação”, disse. Além de agradecer ao apoio recebido de lideranças como o atual governador e do deputado federal Vitalzinho, Veneziano garantiu que, em breve, a tradicional Feira da Prata vai ganhar grandes investimentos, capazes de superar a marca dos R$ 18 milhões. O seu desejo é que as obras da feira central comecem em novembro, em mais uma ação que não foi prometida, mas será concretizada pelo atual governo municipal. O prefeito, o governador e demais autoridades participaram ainda do corte simbólico que deu por iniciadas as atividades da Feira e do descerramento da placa inaugural que está postada na escada que dá acesso ao primeiro andar – onde foi instalada uma Praça de Alimentação.

Ainda neste dia 14, à noite, a partir das 20h, haverá show comemorativo no Parque do Povo com Cícero Romão, Saia Rodada e Forró do Muído, não apenas pela entrega da nova Feira, mas também pela passagem dos 145 anos de emancipação política de Campina Grande, que aconteceu dia 11 último.

Presenças – Autoridades diversas prestigiaram a solenidade, exemplo da primeira-dama da cidade, Ana Cláudia Vital do Rêgo, atual Secretária de Estado da Interiorização; dos deputados estaduais Guilherme Almeida, Ivaldo Morais e Rodrigo Soares; ex-deputado Gilvan Freire; vereadores Fernando Carvalho, Pimentel Filho, Cassiano Pascoal, Perón Japiassu, Antônio Pereira, Laelson Patrício, Olímpio Oliveira, ex-vereador Orlandino Farias, dentre outros.

Feira da Prata vai funcionar diariamente em Campina Grande

Ao contrário do que acontecia anteriormente, a nova Feira Central de Campina Grande vai funcionar diariamente e não apenas aos domingos. Campinenses e visitantes encontrarão no espaço que possui 112 boxes e 781 feirantes, o que há de melhor na cozinha regional, além frutas e verduras da região.

Para que a Feira fosse concretizada, a Prefeitura de Campina Grande conseguiu alavancar recursos da ordem de R$ 9,5 milhões, sendo 48 por cento dos cofres municipais e o restante fruto das emendas do deputado federal Vital Filho e do então Senador José Maranhão.

A Feira da Prata existe há mais de 40 anos e apesar da excelente qualidade dos seus produtos, funcionava de forma precária numa área de 7 mil metros quadrados, em condições que não propiciava bons atrativos para campinenses e turistas. Fonte: Wellington Farias