sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Avião da Marinha vai fazer traslado dos corpos para a PB

BRASIL: 30/10/2009 - Um avião da Marinha vai fazer o traslado dos 12 corpos dos paraibanos que morreram em um acidente no final da manhã da última quarta-feira (28), em um trecho da BR – 381 entre as cidades de Ipatinga e Governador Valadares, em Minas Gerais.

Os corpos não foram transportados até o momento por conta das fortes chuvas que castigam Minas Gerais.

Para a viagem, a Marinha está fazendo uma série de exigências como o atestado de óbito das vítimas e o embalsamento dos corpos, além de um lacre especial para os caixões.

Além disso, a liberação dos corpos tem que ser feita por uma autoridade local e a viagem deverá ser acompanhada por uma autoridade policial da Paraíba.

A chegada dos corpos está prevista para o final da tarde de amanhã (31).

A tragédia - Segundo informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal de Governador Valadares, o acidente aconteceu nas proximidades da cidade de Periquito, na região leste do Estado.

A van, que ficou totalmente destruída, estava transportando pessoas de Teixeira e Maturéia, municípios localizados no Sertão da Paraíba. Já o ônibus transportava turistas de São Paulo para Barra de São Francisco, no Espírito Santo.

Ainda de acordo com informações dos bombeiros o acidente teria sido provocado pelo motorista da van que mesmo dirigindo sob uma forte chuva teria invadido a faixa contrária numa ultrapassagem proibida e batido de frente com o ônibus no meio de uma curva.

Nove pessoas morreram no local do acidente e duas no hospital. As outras 20 vítimas foram socorridas ao Hospital Municipal de Valadares.

A operação de resgate das vítimas que ficaram presas nas ferragens durou mais de duas horas e, além do Corpo de Bombeiros, envolveu equipes da Polícia Rodoviária Federal e do Samu. O engarrafamento provocado pelo acidente durou cerca de três horas e alcançou cerca de 3km.

Segundo informações do Hospital Municipal de Valadares os menores Hildarley Soares da Silva, de 13 anos e Dayara Jéssica, de 15 anos permanecem internados. O garoto está sendo mantido em coma induzido e a menina está consciente. Ambos foram cirurgiados.

Peritos da Polícia Civil de Valadares estiveram no local e um laudo com as causas da tragédias só deverá ser liberado dentro de 30 dias.

Confira abaixo o nome dos passageiros da van.

Rawlon Frisson;

José Ozivan Costa Monteiro e José Odivan (motoristas e proprietários da van);

Luiz Carlos Andrade Silva;

Elias Alves Monteiro;

Marly Campos Cavalcanti;

Luciana Nunes Massal;

Glaura Pedroza da Gama;

Maria Dalva Pereira Araújo;

Ivanildo Silva Felinto;

Wállya Kamila Soares da Silva;

Hildarley Soares da Silva e Eudarley Soares da Silva (irmãos);

Damara Soares da Silva e Dayara Jéssica Soares Balbino (irmãs).

Da Redação, com informações de Mônica Rodrigues