sábado, 31 de outubro de 2009

Sarmento: é de se pensar que Cássio negligenciou Camará para exploração política

PARAÍBA: 31/10/2009 - O secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia do Estado, Francisco Sarmento, admitiu em entrevista ao programa Imprensado que dá para imaginar que o Governo Cássio Cunha Lima teria negligenciado na monitoração e manutenção da barragem de Camará com a intenção de explorar politicamente uma eventual tragédia.

A barragem, construída no município de Alagoa Nova, arrombou em 17 de junho de 2004, causando estragos até hoje não recuperados na região, além de cinco mortes (oficialmente confirmadas) entre moradores da cidade de Alagoa Nova, inundada pelas águas de Camará.

Questionado a respeito, Sarmento começou afirmando que “não faria nenhuma ilação neste sentido, porque precisaria entrar na alma e na consciência das pessoas”. Depois de muito tempo de evidências, de alertas de moradores, de técnicos, de que a barragem apresentava sérios problemas, porém, “realmente dá pra se pensar em qualquer coisa neste sentido”.

Francisco Sarmento era secretário de Estado à época em que a Barragem de Camará foi construída e tinha responsabilidade pela obra. Ele disse que, mesmo depois da tragédia, consegue dormir tranqüilo, deixando claro que nada teve a ver com o episódio com o desmoronamento da barragem.